Primeira viagem foi feita com um avião DC-3 Dakota com capacidade para 28 passageiros. Presentemente a companhia aérea portuguesa mantém cinco ligações semanais que são feitas com aviões Airbus A321LRneo, que pode transportar até 168 pessoas, em duas classes.
A TAP Air Portugal comemora nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, 75 anos do seu primeiro voo para a ilha de São Tomé, na África Equatorial. Para celebrar a data, os passageiros foram recebidos em festa, tanto nas portas de embarque do Aeroporto Humberto Delgado, como no Aeroporto Internacional de São Tomé, na República Democrática de São Tomé e Príncipe, uma antiga colónia portuguesa, que se tornou independente em 1975.
Em Lisboa, os passageiros receberam bolos de chocolate proveniente de São Tomé e um postal com a imagem do primeiro voo com o número TP522.
O voo inaugural, em 1949, foi pilotado pelo comandante de linha aérea Canelhas, num DC-3 Dakota, de matrícula CS-TDE, que foi um dos primeiros aviões da companhia aérea portuguesa (foto de abertura).
A mesma aeronave operava também a famosa Linha Aérea Imperial, que ligava Lisboa a Angola e Moçambique e transportava 28 passageiros, numa travessia com 12 escalas e que durava 15 dias.
Setenta e cinco anos depois do primeiro voo, a TAP faz agora a ligação TP1527 entre Lisboa e São Tomé, cinco vezes por semana, com um moderno Airbus A321LRneo com 168 lugares, 16 dos quais em classe executiva, com assentos que podem ser totalmente convertidos em cama.
Cada lugar dispõe de um ecrã de 16 polegadas, que oferece uma variedade de mais de 120 filmes, 170 álbuns de música e mais de 230 horas de séries televisivas.