TAP duplica oferta intercontinental no Porto – Voos diretos para Luanda e diários para NY/JFK

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP Air Portugal vai reforçar fortemente a sua atividade no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, no norte do País, a partir do próximo verão IATA, com o aumento da oferta em várias rotas e o lançamento duma nova operação intercontinental, já no final do próximo mês de maio. Será uma nova rota direta para a cidade de Luanda, capital de Angola, que está prevista abrir com duas ligações semanais, ainda sujeita a aprovação das autoridades nacionais.

Outra novidade será o aumento das frequências do Porto para Nova Iorque/JFK, uma operação que decorre atualmente com dois voos semanais que passará para voo diário, que será realizado com os modernos Airbus A321 LR, um tipo de avião que está a ser muito procurado por companhias europeias e norte-americanas para as rotas transatlânticas, pois oferecem elevados níveis de conforto, padrões de eficiência e redução de emissões.

As novidades são apresentadas nesta sexta-feira, dia 6 de janeiro, em comunicado de imprensa divulgado pela TAP Air Portugal, em Lisboa, e concretizam as previsões da Comissão Executiva da companhia aérea portuguesa. Christine Ourmières-Widener, a presidente executiva da empresa, revelou [durante um almoço de Natal, em dezembro passado, que juntou jornalistas portugueses que acompanham o setor da aviação comercial] que a companhia aérea contava aumentar a sua rede, em 2023, com foco na cidade do Porto. Contudo, avisou, que as limitações de frota e de pessoal navegante, impostas pelo Plano de Reestruturação da companhia, iriam limitar maiores ambições e os pedidos de voos para países onde vivem emigrantes portugueses, como são os casos de Venezuela e da África do Sul. Neste ano, no Verão, será apenas aumentado um voo (passa a três semanais) na rota Lisboa-Caracas/Maiquetía, na Venezuela, onde existe grande potencial de passageiros, nomeadamente se for reaberta a linha com escala na ilha da Madeira. Para a África do Sul a TAP tinha anunciado em 2019 o início de um voo direto para a Cidade do Cabo, que foi consecutivamente adiado. Nos últimos meses diversas companhias europeias retomaram com sucesso as sua rotas para aquela cidade sul-africana, aproveitando o facto da SAA (South African Airways) não ter voos nas rotas de longo curso.

Área de atendimento aos passageiros (check-in) do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto. Foto © ANA – Aeroportos de Portugal.

Além da novidade de Angola [rota que até 2019 foi feita pela TAAG] e do aumento das frequências para Nova Iorque, a operação de pico que liga diretamente a ‘Cidade Invicta’, designação por que é também conhecida a cidade do Porto, as rotas diretas para os aeroportos brasileiros de São Paulo/Guarulhos e do Rio de Janeiro/Galeão vão ser alargadas a todo o período de Verão de 2023, com três e dois voos semanais, respetivamente.

Com estes incrementos, a TAP quase duplica a oferta de voos intercontinentais no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, aumentando a ligação do Porto a dois dos mais importantes mercados emissores de turismo, Estados Unidos da América e Brasil, e também a uma cidade com importância crescente em termos de negócios com a região Norte, como é o caso de Luanda.

Mas as novidades da TAP para Verão de 2023 no Porto estão também focadas na melhoria da rede de destinos de médio curso. Também as rotas europeias com mais procura serão reforçadas. A rota de Genebra (Suíça) terá mais um voo por semana, aumentado de quatro para cinco frequências semanais, bem como Zurique, também na Suíça, que cresce de três para cinco voos por semana.

Toda a rede de destinos europeus da TAP de e para o Porto, incluindo Paris (França), Londres (Reino Unido, Luxemburgo e ilha da Madeira, passam a ser operadas exclusivamente em aviões Airbus, promovendo uma maior consistência e qualidade do produto oferecido e um aumento de 10 por cento na capacidade, em termos de assentos disponíveis.

Finalmente, os aviões a hélice ATR deixam de ser utilizados na ponte aérea Porto-Lisboa, passando esta a ser operada no Verão exclusivamente por aviões a jato.

Desta forma, a TAP passa a ter maior oferta à partida do Porto, otimiza os horários e a capacidade de ligação dos voos desde o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e melhora significativamente a experiência de viagem de todos os passageiros com origem ou destino na ‘Invicta’.

  • Novos voos diretos do Porto para Luanda e voos diários para Nova Iorque são as principais novidades a partir do próximo verão IATA
  • Companhia aérea portuguesa lança nova rota Porto-Luanda
  • Porto-Nova Iorque/JFK passa de dois frequências semanais para voo diário
  • Horário otimizado com três voos por semana do aeroporto Francisco Sá Carneiro para São Paulo/Guarulhos e dois para o Rio de Janeiro/Galeão durante todo o período de Verão
  • Reforço de frequências nas rotas europeias com mais procura, Genebra e Zurique
  • Aumento de 10 por cento da capacidade para Paris, Londres, Luxemburgo e Madeira com a utilização em exclusivo de aviões Airbus A320
  • Lisboa-Porto exclusivamente com jatos e aumento de capacidade de 10 por cento

A nova programação da TAP em relação ao norte de Portugal responde, em parte, às grandes críticas que as autoridades regionais e os viajantes dessa região têm feito à companhia aérea portuguesa, que, nos últimos cinco anos, pelo menos, tem concentrado a sua operação, em termos de hub nacional, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Trata-se de uma infraestrutura que não está adequada movimento que tem, com bloqueios constantes. O Aeroporto do Porto tem presentemente melhores condições e ainda espaço para crescer como hub das regiões norte de Portugal e da Espanha dada a proximidade de diversas cidades galegas, por exemplo.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...