As companhias aéreas portuguesa TAP Air Portugal e a angolana TAAG – Linhas Aéreas de Angola vão realizar 10 voos durante o corrente mês de julho para ligar a capital de Angola, Luanda, que continua sob cerca sanitária devido à pandemia de covid-19, a Portugal.
De acordo com informações do consulado de Portugal em Luanda, deverão ser operados voos da TAP na rota Luanda-Lisboa, nesta quarta-feira à noite, com partida às 21h45 locais, na sexta-feira, dia 10, e na próxima quarta-feira, 15 de julho, no mesmo horário.
Os voos de regresso a Portugal são da responsabilidade das companhias aéreas, devendo os interessados contactar diretamente a TAP e as agências de viagens.
Também a transportadora angolana TAAG tem prevista a realização de sete voos em julho, nos dias 9 ,14, 16, 21, 23, 28 e 30, com partidas às 11h30 da capital angolana e chegada às 19h00 a Lisboa, informou o ‘Jornal de Angola’.
Esta quarta-feira, a TAAG operou dois voos humanitários para Joanesburgo, África do Sul, para repatriamento de cidadãos angolanos, com saída às 08h00 e 08h50 de Luanda e regresso no mesmo dia ao final da tarde.
Angola fechou todas as suas fronteiras em 20 de março, para tentar conter a pandemia de covid-19 que já infetou 386 pessoas no país, permitindo apenas a realização de voos especiais de passageiros (humanitários e de repatriamento) e de carga, dependentes da autorização das autoridades angolanas.
O número de casos aumentou drasticamente nas últimas semanas neste país africano de língua oficial portuguesa, levando o Governo a estender a cerca sanitária de Luanda até 9 de agosto e impondo uma nova cerca ao município do Cazengo, no Cuanza Norte, a única província fora de Luanda onde se registaram infeções.