TAP mantém todas as rotas no inverno e anuncia crescimento da operação

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP definiu já os seus horários do Inverno IATA (2016-2017), período de menor procura em que as companhias aéreas tradicionalmente reduzem a sua oferta.

Segundo um comunicado distribuído hoje pela companhia aérea portuguesa, a TAP além de manter toda a sua operação, prevê um crescimento do número de voos semanais nas cidades do Porto e Lisboa e na Região Autónoma dos Açores, recuperando também os voos diretos para a ilha do Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira, que nos último inverno tinha sido cancelado por falta de reservas.

No Porto, a TAP aumenta a oferta para Madrid, passando do atual voo diário para 12 voos por semana. Para Zurique, a oferta duplica, aumentando de um para dois voos diários. Estas rotas serão operadas com os novos e confortáveis Embraer E190 da TAP Express e disponibilizam horários de voo muito convenientes, com ligações de manhã e ao fim da tarde.

A TAP continuará também a ser a única companhia aérea que oferece voos de longo curso à partida do Porto, de onde voa duas vezes por semana para São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão e Nova Iorque/Newark.

 

230 voos/semana à partida da Cidade do Porto

Todos os restantes destinos na Europa operados à partida do Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro vão manter o nível de oferta registado no corrente verão IATA; com uma oferta total de 72 voos por semana, nomeadamente para Genebra (14 voos por semana), Londres (14), Paris/Orly (21), Amesterdão (7), Luxemburgo (4), Funchal (12) e ainda as 126 ligações semanais Porto-Lisboa da Ponte Aérea.

Sublinha-se que, nas ligações entre o Porto e Londres, foi alterado o horário para reintroduzir os voos com partida de Londres ao final do dia, de forma a responder às necessidades dos passageiros que viajam em negócios.

Assim, no conjunto das rotas operadas à partida do Porto, a TAP oferece no próximo inverno um total de 230 voos por semana para várias cidades em Portugal, Europa, Estados Unidos e Brasil.

 

Já em Lisboa, as principais novidades para o próximo inverno em termos de aumento da atual oferta de verão são a duplicação dos voos para Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, que passam de diários a bi-diários, com o segundo voo a partir de Lisboa ao fim do dia, às 21h55, assegurando também uma ligação matinal à partida de Ponta Delgada, às 07h00, correspondendo assim a TAP à necessidade de horários ainda mais convenientes, e aumentando as conexões à sua rede europeia. Nas ligações a Casablanca, a oferta também duplica, passando de diária a dois voos por dia. Para Frankfurt, na Alemanha, são adicionados aos atuais três voos diários cinco novos voos semanais, nos dias úteis, com partidas de Lisboa às 06h45, de forma a servir o tráfego de negócios.

Destaque ainda para a manutenção do voo semanal direto entre Lisboa e o Porto Santo, na Madeira, operação que tinha sido suspensa no passado Inverno.

 

Reforço de voos para Cabo Verde e Senegal e rota Lisboa-Luanda passa a noturna

Comparando a oferta anunciada pela TAP para o Aeroporto Internacional Humberto Delgado a partir do dia 30 de Outubro, data e que entra em vigor o horário “inverno IATA”, relativamente a período homólogo do ano passado, verificam-se também crescimentos importantes da oferta, dos quais se destaca o aumento da operação para Cabo Verde, com a Praia a passar de 6 para 11 voos semanais, o Sal de 6 para 8 e São Vicente de 3 para 4. Ainda em África, e face ao período homólogo, Dakar (Senegal) cresce de 7 para 10 voos por semana. De registar que, pela primeira vez, a TAP irá ligar Lisboa a Luanda (Angola) com voos noturnos diários em ambos os sentidos.

Na Europa, comparativamente com o Inverno IATA anterior, a TAP aumenta de 2 para 3 os voos diários entre Lisboa e Munique, para Paris/Orly é acrescentado um voo por dia, passando de 6 para 7, o mesmo se verificando nas ligações a Barcelona, que crescem de 5 para 6 por dia.

Já para os Estados Unidos da América, Miami aumenta dos três voos por semana no último inverno para uma oferta de voos diária.

 

Brasil pode recuperar tráfego já no próximo Inverno

Não foi divulgado o planeamento de voos para o Brasil, onde a TAP voa diretamente para uma dezena de cidades, além dos seus passageiros poderem usufruir da vasta rede de ligações da Azul, companhia parceira. Nos últimos dois anos houve uma quebra significativa no tráfego, mas a TAP tem recuperado nos últimos meses do corrente Verão europeu. Há a juntar a saída do Brasil, após os Jogos Olímpicos de algumas companhias estrangeiras, o que poderá desviar para a TAP o pouco tráfego que previam. A companhia portuguesa continua a ser a principal nas ligações entre a Europa e o Brasil.

 

Ainda no continente americano Caracas, em Venezuela, irá manter os três voos diretos de Lisboa que existem atualmente.

Para Moçambique não é feita qualquer referência neste comunicado da TAP. Há alguma expectativa quanto à evolução do ambiente político e económico deste país de língua portuguesa do Índico, pelo que em princípio serão mantidos os três voos semanais entre Lisboa e Maputo, porque não se preveem alterações de comportamento na procura nos próximos 12 meses.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...