A TAP Air Portugal retoma no próximo sábado, dia 5 de setembro, os voos comerciais regulares para a República da Guiné-Bissau, interrompidos desde março passado devido à pandemia da covid-19.
Nesta primeira fase de restabelecimento das ligações à partida do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a TAP realizará apenas um voo por semana.
Os passageiros que pretendem viajar para Bissau estão obrigados a apresentar um teste negativo para covid-19, feito num laboratório certificado.
Os voos comerciais para a Guiné-Bissau foram suspensos na sequência do fecho da fronteira no país em março devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Após terem sido detetados os primeiros casos de covid-19, em março passado, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, decretou o estado de emergência, que vai estar em vigor até 8 de setembro. Nessa data a TAP decidiu também suspender as viagens regulares de Portugal para a Guiné-Bissau.
Apesar do estado de emergência, as autoridades guineenses determinaram autorizar a reabertura de fronteiras, a retoma dos voos comerciais e a circulação de pessoas.
Segundo os últimos dados divulgados segunda-feira, dia 31 de agosto, pelo Alto-Comissariado para a Covid-19, a Guiné-Bissau tinha um total acumulado de 2.245 casos, incluindo 38 vítimas mortais e 1.226 recuperados.