TAP suspendeu comandante que é apontado como ‘cérebro’ da greve de Maio

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O inquérito aberto a Lino Rodrigues, ex-consultor do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) que foi apontado como o “cérebro” da greve da TAP do passado mês de maio, já resultou na suspensão do comandante, noticia o jornal ‘Público’, que se publica em Lisboa.

De acordo com o jornal, a decisão vigorará até que o inquérito esteja concluído, mesmo que as consequências da averiguação sejam difíceis de prever. No limite, em caso de processo disciplinar, o comandante da TAP pode mesmo vir a ser despedido com justa causa.

O inquérito foi motivado por questões de ética, uma vez que o comandante, ao mesmo tempo que trabalhava para a TAP, era também assessor do SPAC, sendo remunerado pelo exercício deste cargo. Ou seja, a companhia considera que a sua atividade de consultor estava intimamente ligada com o cargo que assumia na TAP. Outra questão em análise terá que ver com uma eventual violação dos tempos de descanso, já que no período que antecedeu a greve de dez dias, altura de negociações intensas, o comandante terá estado ao serviço do SPAC quando faltavam três horas para levantar voo, não tendo sido observada a regra que exige aos pilotos descanso total.

Entretanto, o Sindicato dos Pilotos emitiu um comunicado negando o envolvimento de Lino Rodrigues nas negociações com a TAP ou na preparação, declaração e manutenção da greve. “É falso que o comandante Paulo Lino Rodrigues tenha sido o estratega da greve dos pilotos. A estratégia de fazer e declarar a greve foi decidida em Assembleia de Empresa que teve lugar no dia 15 de Abril de 2015, onde participaram 434 Associados e votaram 360 a favor da greve”, diz o SPAC, que acrescenta que a decisão de declarar e de manter a dita greve foi “responsabilidade exclusiva” da direção.

 

Notícia publicada pelo ‘Diário de Notícias’ de Lisboa (www.dn.pt)

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Angola assina acordo de parceria com Singapura para rentabilizar 16 aeroportos nacionais

A Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA) de Angola e...

Qatar Airways retoma ligações para Lisboa com quatro voos semanais a partir de 6 de junho

A Qatar Airways anunciou nesta quarta-feira, dia 21 de...

Programação de Verão da KLM terá um total de 155 destinos

A KLM, companhia de bandeira do Reino dos Países...

Kenya Airways retoma em junho os voos de Nairobi para Maputo

A Kenya Airways, companhia de bandeira do Quénia, país...