A TAP atingiu, no final de 2013, um total de 10.703.000 passageiros transportados, o que representa um crescimento de 5 por cento face ao ano anterior, anunciou hoje a companhia, que salienta o facto deste aumento de passageiros ter surgido num ano em que manteve o mesmo número de aviões, o que significa que ofereceu no mercado a mesma capacidade de transporte que em 2012. O resultado ficou a dever-se à significativa melhoria da taxa de ocupação dos voos, que subiu de 76,8 para 79,4 por cento, traduzindo um crescimento de 2,6 pontos percentuais, refere o comunicado distribuído ao fim da manhã pela aerotransportadora portuguesa. O aumento no número de passageiros transportados só em Dezembro (8,3 por cento) deu um forte contributo para o resultado final, destacando-se neste mês, entre outros sectores da rede, as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, com uma subida de 12,2 por cento, e também África com mais 13,5 por cento.
No acumulado de Janeiro a Dezembro, a Europa, com mais 443 mil passageiros (+7,2 por cento) foi determinante para o crescimento global, merecendo igualmente destaque África com uma subida de 7,5 por cento, e a Venezuela com 12,6 por cento.
Os voos nacionais (tanto no continente como para as Regiões Autónomas), que revelaram uma quebra ao longo da maior parte do ano, mostraram uma assinalável recuperação nos últimos meses, tendo mesmo atingido um aumento de 1 por cento no volume de tráfego transportado.
Acerca da TAP Portugal
A TAP Portugal é a companhia aérea portuguesa líder de mercado e membro da Star Alliance, a maior aliança verdadeiramente global do mundo, desde 14 Março de 2005. A operar desde 1945, tem o seu “hub” em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte e do Sul. A rede da TAP, líder na operação entre a Europa e o Brasil, cobre actualmente 77 destinos em 34 países a nível mundial, tendo a companhia já anunciado a abertura de 10 novos destinos na Europa e América do Sul ao longo deste ano. Operando em média 2.250 voos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 55 aviões de fabrico Airbus, mais 16 ao serviço da PGA, sua companhia regional, totalizando 71 aeronaves.