A transportadora aérea chinesa Tianjin Airlines aumentou para 45 o número de aviões a jato da sua frota fabricados pela construtora aeronáutica brasileira Embraer.
Um novo aparelho E195 recebido na semana passada em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, no Brasil, faz com que a Tianjin Airlines seja a companhia com a maior frota de aviões Embraer da Ásia. Um marco histórico, assinalado também pela fábrica brasileira que entregou o seu 1.300º avião E-Jet.
A Embraer e a Tianjin Airlines assinaram em 2014, durante a visita de Estado do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, um contrato para o fornecimento de até 20 E195 e 20 E190-E2, sendo que o primeiro E2 está programado para ser entregue à Tianjin Airlines em 2018.
A Tianjin Airlines é um dos primeiros clientes da Embraer na China, em 2008 tornou-se a primeira companhia aérea a operar um E-Jet no país, sendo igualmente o Centro de Atendimento Autorizado da Embraer na região.
A Embraer tem sido o principal fornecedor da indústria de aviação regional chinesa com uma participação de mercado de cerca de 80% das encomendas de jatos regionais, tenso registado até à data pedidos para 190 aeronaves comerciais, 21 das quais estão pendentes de aprovação do governo da China.
A Embraer é líder mundial no fabrico de jatos comerciais até 130 assentos, dispondo de uma centena de clientes em todo o mundo operandos os aviões das famílias ERJ e de E-Jets.