Tráfego aéreo controlado pela NAV Portugal em 2023 supera níveis pré-pandemia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A NAV Portugal controlou 852,7 mil voos em 2023, tendo pela primeira vez superado o tráfego aéreo registado em 2019, ano de referência pré-pandemia, quando tinham sido controlados 816,3 mil voos.

O tráfego no ano passado marca assim a saída definitiva do período de quebras acentuadas no tráfego aéreo resultantes da pandemia, mas também um novo recorde de tráfego gerido pelos profissionais da NAV Portugal, anunciou a empresa nesta quarta-feira, dia 14 de fevereiro.

Para o presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal, Pedro Ângelo, “a superação dos valores de 2019 confirma a retoma acentuada do tráfego após os difíceis anos da pandemia. Quero assinalar a capacidade de resposta das nossas equipas à trajetória acelerada de recuperação do tráfego aéreo com a dedicação e o brio que as caracteriza. A NAV Portugal estabeleceu um novo recorde de tráfego aéreo em 2023, antecipando em vários anos as projeções de tráfego da indústria, sem descurar os elevados níveis de segurança e eficiência, fundamentais para a indústria da aviação”.

Analisando agora a evolução anual do tráfego aéreo gerido pela NAV Portugal, o ano passado trouxe um crescimento de 11,9% em relação ao total de movimentos controlados em 2022, com mais 90,5 mil voos. A subida foi particularmente sentida na Região de Informação de Voo (RIV) de Santa Maria, no arquipélago dos Açores (com 5,18 milhões de km2, inclui uma área que integra o Oceano Atlântico Norte e os Açores), com uma subida de 14%. Já na RIV de Lisboa (com 671.000 km2, engloba Portugal Continental e a Madeira) foram controlados 672 mil voos em 2023, um crescimento de 11,4% em comparação com 2022.

Olhando individualmente para cada uma das dez Torres de Controlo da NAV Portugal, é de salientar que o tráfego (IFR) superou ou igualou os níveis de 2019 em todas elas.

O total de voos geridos (‘movimentos’) inclui voos com origem/destino em Portugal e os que sobrevoam o espaço aéreo português.

A NAV Portugal assinalou recentemente a ultrapassagem do marco de 14 milhões de voos controlados para assinalar o ano em que celebra o seu 25º aniversário, data que agora fica igualmente associada a um novo recorde de tráfego aéreo gerido em um só ano. Estes dois marcos refletem a confiança da indústria aérea na capacidade da NAV Portugal na gestão do tráfego.

«O recorde de tráfego aéreo em 2023 é, a meu ver, a melhor forma de marcar o 25o aniversário da NAV Portugal. Desde 1999, os controladores de tráfego aéreo da empresa e as restantes equipas que suportam esta atividade geriram um total de 14 milhões de voos. Continuamos entusiasmados como no primeiro dia em impulsionar o progresso e a inovação na aviação, servindo todos os utilizadores do espaço aéreo nacional e garantindo a segurança dos nossos céus», afirma Pedro Ângelo, presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal, citado num comunicado divulgado pela empresa.

A NAV Portugal tem investido significativamente em pesquisa e desenvolvimento, implementando soluções inovadoras que melhoram constantemente a eficiência do controlo de tráfego aéreo. A implementação de sistemas de última geração, como o novo sistema TOPSKY, coloca a NAV Portugal na vanguarda da revolução tecnológica no setor da aviação.

A NAV conta com uma equipa de cerca de 1.000 técnicos altamente qualificados que asseguram a segurança de passageiros e aviões 24 horas por dia, 365 dias por ano. Além dos centros de controlo de tráfego aéreo de Lisboa e Santa Maria, a NAV gere as Torres de Controlo de Lisboa, Porto, Faro, Madeira, Porto Santo, Santa Maria, Ponta Delgada, Horta, Flores e Cascais.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Lisboa na lista dos aeroportos com melhor desempenho no tratamento de bagagens

O Aeroporto Humberto Delgado/Lisboa perde ou danifica apenas 0,16%...

Avincis explora opções para um novo centro global de excelência de formação na Europa

A Avincis, a maior prestadora de serviços aéreos de...

Menzies Aviation (ex-Groundforce) mantém greve nos aeroportos portugueses entre 22 a 26 de dezembro

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) vai...