Tráfego internacional cresce nos aeroportos da República de Cabo Verde

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O tráfego internacional impulsionou uma subida de movimento nos aeroportos da República de Cabo Verde durante o mês de fevereiro, em termos homólogos, anunciou nesta quinta-feira, dia 21 de março, a Agência de Aviação Civil (AAC) este país insular africano de língua oficial portuguesa.

O movimento de aeronaves estrangeiras cresceu 23,7% para 1.747 e o número de passageiros internacionais ascendeu a 206.367, igualmente mais 23,7% que no mesmo mês de 2023.

Em sentido contrário, os indicadores domésticos caíram, muito devido aos problemas surgidos na operação da companhia regional TICV, criada pela Binter e agora controlada pela companhia BestFly, devido a falta de frota. Entretanto, e por iniciativa do Governo, a empresa estatal TACV/Cabo Verde Airlines alugou dois aviões ATR72 a companhias africanas, retomando a operação de voos domésticos após sete anos de interregno. Assim, no mês de fevereiro houve menos 10,1% de aeronaves interilhas a circular nos sete aeroportos de Cabo Verde (676 no total) e menos 3,9% de passageiros (38.868) em termos homólogos.

Os números domésticos estão abaixo dos registados em igual mês dos anos que antecederam a pandemia de covid-19 (que levou à suspensão de ligações aéreas), enquanto os indicadores internacionais seguem uma tendência de crescimento que tem batido recordes, superando os níveis pré-pandemia.

No somatório (indicadores internacionais e domésticos), em fevereiro e em termos homólogos, o movimento de aeronaves cresceu 12% (para 2.423) e o movimento de passageiros subiu 18,3% (245.235).

Noutros indicadores, no mesmo período, o movimento de carga cresceu 42,3% e chegou a 82,5 toneladas, maioritariamente com origem internacional, e o correio transportado subiu 12,4%, correspondendo dois terços a circulação doméstica.

Imagem de abertura: Avião da TUI Holland no Aeroporto Nelson Mandela, na Cidade da Praia, ilha de Santiago. Foto © Carlos Freitas.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...