Tráfego internacional cresce nos aeroportos da República de Cabo Verde

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O tráfego internacional impulsionou uma subida de movimento nos aeroportos da República de Cabo Verde durante o mês de fevereiro, em termos homólogos, anunciou nesta quinta-feira, dia 21 de março, a Agência de Aviação Civil (AAC) este país insular africano de língua oficial portuguesa.

O movimento de aeronaves estrangeiras cresceu 23,7% para 1.747 e o número de passageiros internacionais ascendeu a 206.367, igualmente mais 23,7% que no mesmo mês de 2023.

Em sentido contrário, os indicadores domésticos caíram, muito devido aos problemas surgidos na operação da companhia regional TICV, criada pela Binter e agora controlada pela companhia BestFly, devido a falta de frota. Entretanto, e por iniciativa do Governo, a empresa estatal TACV/Cabo Verde Airlines alugou dois aviões ATR72 a companhias africanas, retomando a operação de voos domésticos após sete anos de interregno. Assim, no mês de fevereiro houve menos 10,1% de aeronaves interilhas a circular nos sete aeroportos de Cabo Verde (676 no total) e menos 3,9% de passageiros (38.868) em termos homólogos.

Os números domésticos estão abaixo dos registados em igual mês dos anos que antecederam a pandemia de covid-19 (que levou à suspensão de ligações aéreas), enquanto os indicadores internacionais seguem uma tendência de crescimento que tem batido recordes, superando os níveis pré-pandemia.

No somatório (indicadores internacionais e domésticos), em fevereiro e em termos homólogos, o movimento de aeronaves cresceu 12% (para 2.423) e o movimento de passageiros subiu 18,3% (245.235).

Noutros indicadores, no mesmo período, o movimento de carga cresceu 42,3% e chegou a 82,5 toneladas, maioritariamente com origem internacional, e o correio transportado subiu 12,4%, correspondendo dois terços a circulação doméstica.

Imagem de abertura: Avião da TUI Holland no Aeroporto Nelson Mandela, na Cidade da Praia, ilha de Santiago. Foto © Carlos Freitas.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...