Viagens aéreas domésticas registam crescimento assinalável no Brasil

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Passatempo VilaGalé - NewsAvia

 

A procura consolidada por transporte doméstico registada pelas companhias integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) – AVIANCA, AZUL, GOL e TAM – subiu 9,2% em Janeiro deste ano, comparativamente com igual período do ano passado, revela um comunicado da instituição que destaca que a oferta foi ampliada pelo quinto mês consecutivo para atender ao aumento da procura e avançou 4,1%.

Como resultado dessa expansão equilibrada, o fator de aproveitamento dos voos no mês foi de 84,6%, quase quatro pontos percentuais acima de Janeiro de 2014. O desempenho é um recorde histórico para o mês e comparável aos índices registados durante a alta temporada do mercado norte-americano, referência na aviação mundial.

“Os números que vemos agora são a continuidade do que já se verificava no último trimestre de 2014. As companhias ampliaram os seus esforços de vendas no período e os consumidores responderam positivamente. Parte das reservas que já estavam feitas foram para os voos realizados agora em Janeiro, reforçando os resultados de um mês tradicionalmente forte”, conta o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. “Os números, em especial o fator de aproveitamento, atestam a importância atingida pela aviação na matriz nacional de transporte e mostram o nível de eficiência que as empresas têm imprimido às suas operações”, assinala Sanovicz. “Mas não perdemos de vista que no cenário económico atual, passada a alta temporada, os próximos meses nos reservam um desafio para manter bons níveis de atividade”, ressalva.

O número total de passageiros transportados nos voos domésticos ficou próximo de 9,7 milhões, em alta de 12,5% sobre Janeiro de 2014. Hipóteses para esse desempenho seriam uma possível transferência de viagens de lazer que deveriam ter acontecido no meio do ano passado e que podem ter sido reprogramadas pelo receio de aeroportos cheios durante a Copa do Mundo, além da valorização do dólar norte-americano face ao real brasileiro, o que pode ter estimulado mais viagens internas.

 

GOL lidera mercado doméstico com mais de 38% de quota

Em termos de participação no mercado doméstico, em Janeiro passado a GOL figurou como líder pelo segundo mês consecutivo, com 38,43% da quota de mercado. A TAM, por sua vez, capturou uma parcela de 37,02% da demanda. A AZUL teve 16,45% de participação, seguida da AVIANCA, com 8,10%.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...