O transporte doméstico de passageiros no Brasil abriu o ano de 2018 mantendo a tendência de recuperação do seu melhor momento. As estatísticas da oferta, da procura e do volume de passageiros apresentaram alta generalizada em base anual de comparação, anuncia nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).
Em comparação com janeiro de 2017, a demanda doméstica por viagens aéreas cresceu 2,87%, desempenho um pouco superior à expansão da oferta, que foi ampliada em 2,42%. O aumento da demanda mais forte do que o da oferta proporcionou uma melhoria de 0,37 ponto percentual da ocupação média dos voos (load factor), que foi de 84,73% no mês. Este resultado é recorde para janeiro e para qualquer mês na série de acompanhamento da aviação doméstica.
Foram transportados 8,7 milhões de passageiros em janeiro de 2018, volume 2,33% maior do que no ano passado. A demanda e o total de passageiros alcançado somam 11 meses em crescimento permanente, enquanto a oferta cresce há sete meses de forma ininterrupta.
Os números da ABEAR são a consolidação das estatísticas das empresas AVIANCA Brasil, AZUL, GOL e LATAM Airlines Brasil e se referem a mais de 99% do mercado doméstico.
Participação do mercado doméstico em janeiro de 2018:
GOL: 38,76%
LATAM: 30,31%
AZUL: 18,16%
AVIANCA: 12,77%
Companhias brasileiras sobem parcela no transporte internacional
As estatísticas das associadas ABEAR abrangem atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.
Em sua configuração atual, com quatro grandes empresas nacionais competindo e realizando voos entre o país e o exterior, têm sido estabelecidos novos recordes para o conjunto de transportadoras brasileiras na maioria das estatísticas, mês após mês. Em janeiro não foi diferente e foram apuradas novas marcas históricas de oferta, demanda e de quantidade de viagens realizadas.
A demanda por transporte aéreo teve crescimento de 14,20% em relação a janeiro de 2017, com a oferta avançando 16,38%. Com o aumento da capacidade um pouco acima da procura, a ocupação média baixou 1,64 ponto percentual, ainda em nível excelente de eficiência operacional de 85,66%. O volume de passageiros internacionais nas companhias aéreas brasileiras já se aproximou da casa de um milhão nesse mês de alta temporada (o que seria uma marca inédita e significativa para o setor): foram 912 mil clientes atendidos em janeiro deste ano, mais 17,02% do que ano passado.
A demanda e a quantidade de passageiros transportados têm elevação continuada há 16 meses, enquanto a oferta vê expansão há 15 meses seguidos.
Participação do mercado internacional em janeiro de 2018 (entre as empresas brasileiras):
LATAM – 66,70%
AZUL – 14,94%
GOL – 12,63%
AVIANCA – 5,73%