Transporte aéreo no Brasil cresce há 11 meses consecutivos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

O transporte doméstico de passageiros no Brasil abriu o ano de 2018 mantendo a tendência de recuperação do seu melhor momento. As estatísticas da oferta, da procura e do volume de passageiros apresentaram alta generalizada em base anual de comparação, anuncia nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Em comparação com janeiro de 2017, a demanda doméstica por viagens aéreas cresceu 2,87%, desempenho um pouco superior à expansão da oferta, que foi ampliada em 2,42%. O aumento da demanda mais forte do que o da oferta proporcionou uma melhoria de 0,37 ponto percentual da ocupação média dos voos (load factor), que foi de 84,73% no mês. Este resultado é recorde para janeiro e para qualquer mês na série de acompanhamento da aviação doméstica.

Foram transportados 8,7 milhões de passageiros em janeiro de 2018, volume 2,33% maior do que no ano passado. A demanda e o total de passageiros alcançado somam 11 meses em crescimento permanente, enquanto a oferta cresce há sete meses de forma ininterrupta.

Os números da ABEAR são a consolidação das estatísticas das empresas AVIANCA Brasil, AZUL, GOL e LATAM Airlines Brasil e se referem a mais de 99% do mercado doméstico.

 

Participação do mercado doméstico em janeiro de 2018:

 

GOL: 38,76%

LATAM: 30,31%

AZUL: 18,16%

AVIANCA: 12,77%

 

Companhias brasileiras sobem parcela no transporte internacional

As estatísticas das associadas ABEAR abrangem atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

Em sua configuração atual, com quatro grandes empresas nacionais competindo e realizando voos entre o país e o exterior, têm sido estabelecidos novos recordes para o conjunto de transportadoras brasileiras na maioria das estatísticas, mês após mês. Em janeiro não foi diferente e foram apuradas novas marcas históricas de oferta, demanda e de quantidade de viagens realizadas.

A demanda por transporte aéreo teve crescimento de 14,20% em relação a janeiro de 2017, com a oferta avançando 16,38%. Com o aumento da capacidade um pouco acima da procura, a ocupação média baixou 1,64 ponto percentual, ainda em nível excelente de eficiência operacional de 85,66%. O volume de passageiros internacionais nas companhias aéreas brasileiras já se aproximou da casa de um milhão nesse mês de alta temporada (o que seria uma marca inédita e significativa para o setor): foram 912 mil clientes atendidos em janeiro deste ano, mais 17,02% do que ano passado.

A demanda e a quantidade de passageiros transportados têm elevação continuada há 16 meses, enquanto a oferta vê expansão há 15 meses seguidos.

 

Participação do mercado internacional em janeiro de 2018 (entre as empresas brasileiras):

 

LATAM – 66,70%

AZUL – 14,94%

GOL – 12,63%

AVIANCA – 5,73%

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...