Não passou de um susto, mas é sempre útil lembrar o perigo que as baterias de lithium podem representar a bordo de uma aeronave, se sobreaquecerem.
Aconteceu hoje, num voo KL875, de Amsterdão, na Holanda, para Banguecoque, capital da Tailândia, operado por um Boeing 777-306 ER, com registo PH-BVB.
Pouco depois do pouso os tripulantes de cabina na classe executiva do aparelho da KLM detetaram fumo que saía dos compartimentos de bagagem de bordo, iniciando eficazmente o combate ao fogo, de acordo com as especificações da ICAO sobre como combater fogos de origem em baterias de lithium a bordo. (Ver a seguir vídeo com as recomendações ICAO)
O momento foi captado por passageiros que rapidamente partilharam as imagens em diversas redes sociais.
Se é um passageiro, não esqueça que as recomendações são para transportar sempre consigo na bagagem de mão as baterias de lithium, dos seus aparelhos, e jamais na bagagem de porão pelo perigo que existe das baterias sobreaquecerem provocando um incêndio que em determinadas fases do voo pode ter consequências graves.
Fotos : @mcwhirterAlex @Accone
Vídeo : @Accone
Video of cabin fire caused by battery in passenger’s luggage on KL876 well managed by @KLM attendants. Veel Danke! pic.twitter.com/NKYThmf703
— SixContinentChick (@Accone) 15 março 2015