Vídeo impressionante mostra como pode ocorrer um stall em aceleração

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Esta recuperação impressionante do piloto Matt Hall, que aconteceu em 2010, em Windsor, na província do Ontário, no Canadá, na sessão de qualificação da Red Bull Air Race, voltou a ser viral, nas redes sociais. Embora o vídeo tenha quase 5 anos, é um exemplo com final feliz de uma situação de ‘stall’ ou estol, em aceleração.

Embora a aeronave esteja com uma velocidade superior à velocidade mínima publicada para a perca de sustentação estas situações, por vezes, ainda surpreendem os pilotos.
Isto porque quando entramos numa curva apertada o avião está a gerar uma sustentação horizontal, bem como uma vertical, para balancear o peso. Assim, na curva, gera-se mais sustentação, e consequentemente voamos com um ângulo de ataque ainda maior, do que o normal. Isto significa que estamos mais próximos do ângulo de ataque critico e podemos perder a sustentação a qualquer momento mesmo a grandes velocidades. Foi o que aconteceu a este piloto, que, felizmente, consegui recuperar.

Como o próprio diz, o seu erro foi olhar para a asa quando fazia a curva, deixando de olhar em frente, perdendo a noção do ângulo de ataque em que colocava o avião enquanto curvava. Nas suas palavras “deixou de voar o avião”

Este é um exemplo extremo, mas serve para mostrar o quanto importante é estarmos atentos à velocidade e ao ângulo de ataque quando voamos no padrão de tráfego, aquando de uma aproximação.

Mais sobre este assunto no NewsAvia – Clique aqui

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Air Macau transformada em sociedade anónima com maioria da Air China

A Air Macau procedeu à alteração dos seus estatutos...

Nova loja de atendimento corporativo para clientes da TAAG inaugurada no Talatona (Luanda)

No âmbito da sua estratégia de digitalização e no...

 ‘Portugal Stopover’ da TAP distinguido pelos leitores da ‘Global Traveller’ pela sexta vez

O programa Stopover da TAP Air Portugal foi distinguido...