O Sindicato Provincial do Pessoal Navegante de Cabina (SINPROPNC) de Angola convocou para o próximo domingo, dia 21 de agosto, uma manifestação silenciosa dos seus associados, que decorrerá em frente ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro/Luanda, entre as 10 e as 12 horas.
Um comunicado de imprensa do SINPROPNC, distribuído na tarde desta quinta-feira, dia 18 de agosto, na capital angolana, refere que “esta manifestação tem como objetivo alertar a opinião pública em relação aos constantes e reiterados atropelos da nova Administração da TAAG na sua relação laboral com a classe, inibir os despedimentos e o modelo de gestão por esta adotada que exclui o Pessoal de Cabina da TAAG do seu plano de reestruturação”.
TAAG está a negociar pacote remuneratório com os pilotos da companhia
Na tarde desta quarta-feira, dia 17 de agosto, o ‘Newsavia’ tinha solicitado à TAAG – Linhas Aéreas de Angola um comentário sobre uma eventual manifestação do PNC da companhia, que segundo indicação de alguns profissionais poderia se realizar no fim-de-semana.
Rapidamente o Gabinete de Comunicação e Imprensa da companhia de bandeira angolana respondeu que não tinha “conhecimento formal de uma intenção de manifestação por parte da força de trabalho”.
E continuava o esclarecimento da TAAG:
“Podemos sim assinalar, que estão agendadas conversações entre a Administração da TAAG e especificamente colaboradores do grupo funcional de pilotos, em detalhe para o debate de aspectos sobre o pacote remuneratório dentro da relação laboral.
Mais adiantamos que este tipo de conversações são naturais e regulares dentro do ecossistema, e todas as partes interessadas comungam do mesmo interesse comum, que é promover o crescimento da empresa e as oportunidades da demanda atual da aviação comercial, cujo aproveitamento das sinergias irá contribuir para maiores níveis de rentabilidade da empresa.
No global, estamos seguros de que as conversações darão lugar a compromissos sólidos e soluções equilibradas.”
De concreto foi confirmada a realização de uma rodada de negociações com pilotos, uma situação normal, como atesta a companhia aérea, para revisão da sua relação laboral, nomeadamente em termos salariais, com a TAAG.
- Foto de abertura © Carlos Vicente