Tunisair retomou voos após suspensão por confrontos entre trabalhadores

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 width=“750



A Tunisair, companhia de bandeira da Tunísia, país do Norte de África, suspendeu durante toda a manhã desta quinta-feira, dia 9 de março, as suas operações, devido a tumultos entre pilotos e mecânicos da empresa, registados no Aeroporto de Tunis/Cartago.

Um comunicado da companhia refere que se registaram novas desavenças entre empregados, nomeadamente em pleno aeroporto, antes da partida de um avião Airbus A320 que iria fazer o voo entre a capital tunisina e Paris (França). “Todos os voos estão suspensos até nova ordem”, dizia a nota de imprensa. Mais tarde, ao princípio da tarde, a empresa comunicou a retoma dos voos, tendo sido feitas diversas ligações para aeroportos do país e europeus. Contudo, o tráfego não está normalizado.

A estação de rádio ‘Mosaique FM’, citada pelo jornal francês ‘Le Monde’, noticiou que se registaram cenas de pancadaria entre os dois pilotos do voo que deveria seguir para Paris, por um lado, e os mecânicos que estavam de serviço na escala do aeroporto, por outro lado, depois de uma discussão mais acesa.

Desde há algumas semanas que se verifica um ambiente bastante tenso, com algumas cenas de violência, entre empregados da Tunisair, tendo a administração da companhia, por mais de uma vez solicitado reforços policiais, para retirar do local de trabalho os agitadores. Na origem dos incidentes estará uma questão de uniformes, porque a empresa de engenharia e manutenção que presta apoio aos aviões da companhia, terá distribuído aos seus funcionários uniformes muito semelhantes aos dos pilotos. Isso junto com outras questões que se arrastam na empresa, entre grupos de diferentes sindicatos, com perspectivas de análise também diferentes sobre os problemas que afetam a empresa, tem originado contínuos conflitos. Na quarta-feira, a companhia tinha ameaçado que iria suspender as operações na sexta-feira, dia 10 de março, até completo restabelecimento da paz social na empresa.

A Tunisair tem uma frota de 29 aviões de passageiros. A aquisição em 2015 de duas aeronaves Airbus A330-200 permitiu a abertura de voos de longo curso, nomeadamente para o Canadá, onde vive uma comunidade importante de tunisinos. Tem ainda uma companhia subsidiária, a Tunisair Express, para voos internos, com cinco aviões turboélices.

 

  • Notícia atualizada – 17h30 UTC


“Como

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV recebe Bombardier Dash 8 Q300 para repor ligações interilhas em Cabo Verde

A companhia TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde...

GOL programa início dos voos entre Brasília e Bogotá (Colômbia) para 27 de outubro

A companhia brasileira GOL Linhas Aéreas vai ampliar as...