O Turismo de Portugal destaca o “impacto positivo” na promoção do turismo internacional para o país da nova ligação aérea direta entre Seul e Lisboa, a operar a partir de setembro deste ano pela Korean Air.
“Destaca-se sobretudo pelo impacto positivo na promoção do turismo internacional para Portugal e no fortalecimento da conectividade aérea com uma região muito importante e carenciada de ligações a Portugal”, sustenta o Turismo de Portugal, instituto responsável pela promoção turística do País, em comunicado.
Referindo que a nova rota é “o culminar de um trabalho colaborativo intenso” com a ANA Aeroportos e a Korean Air, o Turismo de Portugal destaca que “representa a segunda ligação direta da Ásia para Portugal e deverá potenciar novas oportunidades de mercado não só na Coreia do Sul, mas também no Japão, onde a Korean Air tem uma forte presença consolidada e poderá captar uma fatia importante do mercado japonês através das suas ligações via Seul”.
Com três voos semanais, às quartas-feiras, sextas-feiras e domingos, a nova ligação direta entre Seul e Lisboa será inaugurada no próximo mês de setembro.
“Esta rota é um marco na conectividade aérea e no fortalecimento das relações entre Portugal e a Ásia”, afirma o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, citado no comunicado, acrescentando que este organismo “está focado em identificar e aproveitar oportunidades em mercados promissores para atender às necessidades do turismo.”
Segundo o Turismo de Portugal, a Coreia do Sul é “um dos mercados asiáticos muito promissores” para o setor, tendo-se destacado em 2023 como o 25º mercado turístico da procura externa aferido pelo indicador dormidas e o 19º no indicador hóspedes.
Face a 2022, o número de hóspedes em 2023 aumentou cerca de 189%, fixando-se em 170,1 mil, enquanto nas dormidas o acréscimo foi de 136,2%, registando-se 264,7 mil dormidas de sul-coreanos em Portugal.
“Estes números refletem um potencial de crescimento significativo para Portugal nos próximos anos com a implementação desta nova rota”, sustenta o Turismo de Portugal, reafirmando o seu “compromisso com a promoção da conectividade e a expansão para novos mercados, […] através de uma aposta clara na captação de novas rotas e parcerias estratégicas de ‘marketing’ envolvendo os destinos nacionais”.
A companhia aérea de bandeira sul-coreana Korean Air anunciou na terça-feira, dia 7 de maio, o lançamento de voos charter diretos entre a capital da Coreia do Sul, Seul, e Lisboa a partir de 11 de setembro.
Num comunicado, a Korean Air disse que irá usar aviões Boeing 787-9, com capacidade para 290 passageiros, para operar três voos semanais entre o aeroporto de Seul/Incheon e Lisboa.
A companhia aérea anunciou que os voos irão decorrer durante quase dois meses, pelo menos até 25 de outubro, mas admitiu que “também tem planos para prolongar a operação desta rota durante a época de inverno”.
A Korean Air sublinhou que a nova ligação a partir de Incheon irá oferecer “os únicos voos diretos entre Lisboa e o Nordeste da Ásia”, região que inclui o Japão, a Mongólia e o extremo oriente da Rússia.
“Os novos voos diretos irão facilitar a deslocação, tornando mais acessíveis as viagens para Lisboa e cidades vizinhas”, disse a companhia aérea, que deu como exemplo a cidade do Porto, no norte de Portugal.
Esta ligação poderá também ser usada para passageiros que queiram voar entre Macau e Lisboa, disse na segunda-feira, dia 6 de maio, num comunicado a CAM, empresa gestora do aeroporto da região administrativa especial chinesa, que tem o Português como uma das suas línguas oficiais.