A Alemanha anunciou nesta segunda-feira, dia 18 de maio, que planeia levantar no próximo dia 15 de junho a recomendação para não viajar para fora do país, esperando conseguir um consenso com os parceiros europeus sobre as condições necessárias para a reativação do turismo.
“Está claro que não podemos contar com um regresso rápido ao que era habitual”, avisou o ministro alemão das Relações Exteriores, Heiko Maas, que recordou ainda que esse regresso depende das restrições mantidas em cada um dos países e do desenvolvimento da pandemia de covid-19.
As declarações de Maas foram feitas depois de uma reunião virtual com os homólogos de 10 países europeus, entre eles Portugal, Espanha, Itália e Grécia, destinos preferenciais dos alemães, com os quais vai ter novo encontro dentro de 15 dias com o objetivo de conseguir um consenso sobre as medidas a tomar.
A Alemanha totaliza nesta segunda-feira 174.697 casos diagnosticados de covid-19, sendo que nas últimas 24 horas foram registados no país 342 novos casos e 21 vítimas mortais, para um total de 7.935 óbitos.
Há ainda, segundo o Instituto Robert Koch, 154.600 pessoas consideradas recuperadas, um aumento de 1.100 em relação ao dia anterior.