A Turkish Airlines iniciou nesta quarta-feira, dia 4 de maio, uma nova rota entre o Aeroporto de Istambul/Ataturk, na Turquia, e os aeroportos de El Dorado, na cidade de Bogotá (Colômbia) e de Tocumen, na Cidade do Panamá. A linha terá três voos por semana, operados por aviões Boeing 777-300ER.
O primeiro voo (TK175) chegou ao Aeroporto Internacional El Dorado, na cidade de Bogotá às 08h06 locais, depois de 13h14 de viagem. Seguiu para a Cidade do Panamá às 11h07, tendo aterrado no Aeroporto Internacional Tocumen às 12h19 locais, somando mais 01h12 de voo.
Com abertura desta rota a Turkish Airlines, que é presentemente a companhia aérea que tem a 13ª maior frota mundial, com mais de 300 aeronaves comerciais ao seu serviço, passa a voar para 110 países e 263 destinos. Na América Latina a Turkish já tem um voo (triangular) de Istambul para São Paulo/Guarulhos (Brasil) e Buenos Aires/Azeiza (Argentina). Ainda este ano está previsto abrir um voo direto de Istambul para a Cidade do México.
Nos dois aeroportos agora servidos pela Turkish, o Boeing 777-300ER, matrícula TC-LJC, foi recebido com um arco de água, o tradicional batismo, antes de se posicionar nas aerogares. Cerimónias individuais, patrocinadas pelas autoridades locais, marcaram o início das novas carreiras aéreas (para Bogotá e para a Cidade do Panamá) que terão três frequências semanais.
A Turkish Airlines, companhia que, tal como a portuguesa TAP, integra a Star Alliance, entra agora numa linha que foi feita, desde Lisboa, entre julho de 2014 e março deste ano pela companhia portuguesa. Foi suspensa aquando da reestruturação da malha aérea da TAP Portugal, anunciada em janeiro de 2016.