Um avião ultraleve BRM Citius Sport, com o registo francês F-871W, tripulado por dois cidadãos belgas, caiu nesta sexta-feira, pela manhã, junto da barragem de Montargil, pouco depois de ter levantado voo do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no Alto Alentejo, centro de Portugal.
Socorridos pelos Bombeiros de Ponte de Sor, os dois tripulantes foram hospitalizados com ferimentos graves, segundo fonte da corporação de socorro. Bombeiros e elementos e das equipas de emergência médica que ocorreram ao local do desastre estabilizaram os feridos
Os feridos são dois homens de 39 e 32 anos, cuja nacionalidade o jornal ‘Correio da Manhã’ reporta como sendo belgas.
Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o alerta para o acidente aéreo foi dado às autoridades às 11h06 locais.
As operações de socorro, de acordo com a página de Internet da Proteção Civil, mobilizam 25 operacionais, apoiados por 10 veículos e um helicóptero.
O acidente ocorreu a poucos quilómetros do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, onde decorre, até domingo, o Portugal Air Summit.
Contactada pela agência de notícias ‘Lusa’, a diretora do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, Sandra Catarino, referiu que a aeronave acidentada não está relacionada com a atividade desta infraestrutura e que se tratava de “um voo privado”.
“Não está relacionado nem com atividade nem com o programa da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit e não condiciona as atividades aéreas planeadas para o fim de semana”, acrescentou.
As circunstâncias em que ocorreu o acidente vão ser averiguadas pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), que já deslocou uma equipa para o local, disse à ‘Lusa’ uma fonte deste organismo.
O avião sinistrado estava em Portugal desde há algum tempo, tendo pouso habitual no Aeródromo de Algueidão, na Azambuja, distrito de Santarém.