Unidade de desmantelamento de aeronaves instalada em Beja

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A ANA – Aeroportos de Portugal e a empresa portuguesa AeroNeo assinam na sexta-feira, dia 31 de Julho, um protocolo que prevê o licenciamento da construção e exploração de uma unidade industrial de manutenção e desmantelamento de aeronaves, no Aeroporto de Beja, no Baixo Alentejo, sul de Portugal. Após a construção a unidade será sujeita a avaliação para concessão definitiva da licença prevista no protocolo.

Em declarações à agência noticiosa portuguesa Lusa, o vereador da Câmara Municipal de Beja, Manuel Oliveira, e o presidente da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, Filipe Pombeiro, congratularam-se com o avanço do projeto da AeroNeo, anunciado em 2012, considerando tratar-se de um investimento “importante” para o desenvolvimento do aeroporto e da região.

Depois de “muito tempo de alguma apatia e quase indiferença em relação à utilização” da grande área aeroportuária alentejana, o município “espera” que o projeto da AeroNeo “seja o início de uma nova fase e de um novo olhar para o aeroporto de Beja para que no futuro se afirme, de facto, como uma infraestrutura a favor do desenvolvimento da região”.

“É evidente que isto não pode ser tratado de forma separada das acessibilidades”, alertou o autarca, defendendo: “Criem-se boas vias de comunicação, haja vontade de colocar o aeroporto de Beja a funcionar e, seguramente, os empresários, a iniciativa privada e a região saberão dar resposta positiva à utilização da infraestrutura”.

Para o presidente do núcleo empresarial, o projeto da AeroNeo é “o verdadeiro primeiro passo que está a ser dado no aeroporto de Beja na área da indústria aeronáutica e no sentido da rentabilização” da infraestrutura.

Trata-se de “um projeto muito importante para a rentabilização do aeroporto de Beja”, cuja “sustentabilidade passa pela indústria aeronáutica”, e para a região, porque “vai implicar um investimento avultado e criar vários postos de trabalhos, dos quais muitos serão altamente especializados”, frisou Filipe Pombeiro.

 

Pouco movimento nos primeiros quatro anos do Aeroporto Civil de Beja

O Aeroporto de Beja/Alentejo, que resulta do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11 da Força Aérea Portuguesa, onde antes esteve um destacamento da Força Aérea Alemã, custou 33 milhões de euros, começou a operar a 13 de Abril de 2011, mas, desde então, apesar de aberto, tem estado praticamente vazio e sem voos e passageiros na esmagadora maioria dos dias.

Segundo disse à Lusa, no passado mês de abril, fonte da ANA, nos primeiros quatro anos de vida do aeroporto de Beja, nenhuma companhia aérea de voos regulares mostrou interesse em usar a infraestrutura, porque a suspensão da maioria dos projetos turísticos previstos para o Alentejo “eliminou a relevância” do transporte de passageiros na infraestrutura.

Nos primeiros quatro anos, a actividade do aeroporto “limitou-se a algumas operações ´charter` e, essencialmente, a operações de aviação executiva”, indicou a fonte, referindo que a infraestrutura também foi usada para “operações de manutenção exterior de aviões”, enquanto as operações de carga foram “limitadas”.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...