A Monarch Holdings concluiu, nesta semana, o seu programa de reestruturação e implementação de uma nova estratégia com vista à recuperação da companhia aérea de voos ‘charters’ Monarch, garantindo, com a venda à Greybull Capital, 125 milhões de libras esterlinas de capital e liquidez permanentes.
Este negócio está ancorado num compromisso de capital da ordem dos 50 milhões de libras, com contribuições de alguns accionistas, entre os quais a família Mantegazza, antiga principal accionista da Monarch.
A Greybull também adquiriu 90% das acções da Monarch passando a pertencer os restantes 10% ao Fundo de Protecção de Pensões do grupo.
Entretanto, a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido renovou a licença ATOL do grupo, facto que, no entender da Greybull vai fornecer capital significativo à Monarch e ajudar a desenvolver a herança e imagem de confiança criada ao longo dos anos.
Sob a liderança do novo CEO, Andrew Swaffield, a Monarch procedeu a uma revisão estratégica global de todas as áreas da empresa, a partir de operações de propriedade e financiamento.