A Vietnam Airlines inaugurou nesta semana uma nova rota que liga diariamente Hanói e Macau, retomando assim os voos para a Região Administrativa Especial de Macau, que tinham sido interrompidos há alguns anos.
A companhia voou pela primeira vez para o antigo território português do Oriente em 26 de abril de 2012, à partida de Da Nang, interrompendo depois as ligações por questões operacionais e de quebra de mercado.
A reabertura dos voos à partida do Vietname é justificada pelo crescimento dos investimentos entre os dois territórios e à crescente procura de viagens diretas entre Macau e a capital do Vietname, por parte de turistas.
O comércio bilateral entre Vietname e Macau alcançou 82,4 milhões de dólares em 2018 (alta de 40,2%) e 73,2 milhões de dólares nos primeiros 10 meses de 2019 (alta de 2,4%). Macau está investindo em 15 projetos diferentes no Vietname, com um capital social total de mais de 151,6 milhões de dólares, anunciou na passada segunda-feira, dia 16 de dezembro, o cônsul-geral em Macau, Tran Thanh Huan.
A rota Hanói-Macau é a 10ª nova rota oficialmente aberta pela Vietnam Airlines em 2019, companhia que passou a voar para 18 cidades chinesas.