Vinci Airports deve assumir aeroportos de Cabo Verde a partir de junho deste ano

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças da República de Cabo Verde, Olavo Correia, garantiu no Parlamento que há condições para, a partir de junho, o Grupo Vinci Airports assumir, de facto, a concessão do serviço aeroportuário neste estado-arquipélago africano de língua oficial portuguesa.

O governante, que esteve nesta sexta-feira, dia 12, no debate parlamentar, na cidade da Praia, ilha de Santiago, nesta primeira sessão plenária de maio, afirmou que o contrato de concessão do serviço público aeroportuário ao Grupo Vinci tem três prazos, sendo o último o segundo semestre deste ano.

Olavo Correia respondia assim ao grupo parlamentar do PAICV que acusou o Governo e o partido no poder de se escudarem do passado para tentar esconder as fragilidades da atual governação, na voz do deputado Julião Varela que levantou um conjunto de preocupações e pediu esclarecimentos sobre o contrato de concessão para a gestão aeroportuária e as contas do fundo soberano.

“Os prazos que estamos agora a gerir são os prazos que estão no contrato. Houve uma primeira fase, uma segunda e uma terceira agora que vence em junho. A partir do segundo semestre, vamos ter as condições para iniciar, espero eu. O mais importante é que começamos bem, com segurança e criamos todo um quadro legal institucional para iniciarmos a operação com sucesso para Cabo Verde”, explicou.

Em julho de 2022, o Governo assinou um contrato de concessão, por ajuste direto, do serviço público aeroportuário com o Grupo Vinci Airports, para gerir por 40 anos os quatro aeroportos internacionais e três aeródromos.

O Estado vai receber 80 milhões de euros e a operadora terá ainda de pagar anualmente uma percentagem das receitas brutas, de 2,5% nos primeiros 20 anos, subindo para até 7% nos últimos 10 anos. (INFORPRESS)

 

  • Foto de abertura © Cleidir Almeida

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...