O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (Estado de São Paulo), recebeu nesta quarta-feira, dia 22 de março, um avião cargueiro Ilyushin Il-76TD-90, da companhia aérea Silk Way Airlines, registada na República do Azerbaijão, que transportou para o Brasil um compressor para a indústria de óleo e gás, com o peso de 31 toneladas.
O Ilyushin Il-76 é um avião construído na era da ex-União Soviética, desenvolvido pela Ilyushin em meados da década de 1960 quando a ex-Força Aérea Soviética solicitou o desenvolvimento de uma aeronave a jato, cargueira, para substituir os Antonov An-12. A aeronave, com quatro motores, tem 47 metros de comprimento, 50 metros de envergadura e atinge a velocidade máxima de 850 km/h.
Para a descarga da peça foi necessária uma operação especial na zona de estacionamento e descarga de aeronaves de carga, com o envolvimento direto de pelo menos 20 pessoas, refere uma nota de imprensa distribuída pela empresa concessionária do Aeroporto de Viracopos/Campinas.
A carga (e toda a estrutura de suporte/frame e madeiras) foi descarregada num reboque de seis eixos, utilizando o guincho interno da aeronave.