O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no Estado de São Paulo, passou a receber uma nova frequência semanal de voo cargueiro da companhia aérea alemã Lufthansa.
A frequência é temporária e ocorrerá até o dia 26 de maio. Neste período, a companhia fará uma análise da demanda de voo, o qual poderá ser estendido ou até se tornar permanente.
A Lufthansa vai oferecer a ligação de Viracopos com países da África, Europa e América do Sul. Os voos serão realizados com uma aeronave McDonnell Douglas MD-11F (foto de abertura), na rota Buenos Aires-Viracopos-Dacar (Senegal)-Frankfurt, às quartas-feiras.
“Viracopos foi o aeroporto escolhido para a nova frequência devido à operacionalização dos voos de carga, já que a Lufthansa possui outras quatro frequências no local, facilitando os trabalhos com a equipa orgânica e terceirizada”, refere um comunicado da empresa gestora do aeroporto brasileiro. A carga transportada será na sua maioria bens de consumo, partes e peças para a indústria e produtos farmacêuticos.
Com esta nova rota, o aeroporto amplia ainda mais a sua importância no cenário de transporte de carga aérea no Brasil. Hoje, o Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior do país na importação de cargas.