A TAP Air Portugal iniciou neste sábado, dia 1 de junho, uma nova rota entre os aeroportos de Lisboa e de Chicago O’Hare, no Estado norte-americano do Illinois.
Trata-se do primeiro de quatro destinos nos Estados Unidos para onde a companhia portuguesa começa a voar neste mês de junho, com aviões Airbus A330-900neo, que fazem também a sua estreia mundial, em serviços comerciais, nesses aeroportos no continente americano. No dia 10 de junho abrirá a rota da capital portuguesa para São Francisco (Califórnia), na costa oeste dos EUA, e a 16 para Washington, na capital federal dos EUA. São Francisco será uma retoma, pois a TAP já voou regularmente para este aeroporto no passado. Agora a novidade é que os voos têm outra pujança, em termos de promoção e tráfego previsto, além de serem feitos com aviões de nova geração.
A TAP quadruplica assim o número de destinos que serve na América do Norte, comparando com 2015, ano em que apenas voava para Newark, nos arredores de Nova Iorque, e Miami (Flórida)). A companhia oferece este ano um total de oito destinos. Aos já referidos Newark e Miami, juntaram-se Boston, Toronto, Nova Iorque/JFK e agora Chicago, São Francisco e Washington.
Adicionalmente, a TAP reforçou também fortemente o número de voos semanais diretos entre o Porto e Newark, que aumentaram de dois para cinco, com a estreia mundial, também neste sábado, dia 1 de junho, do novo Airbus A321neo Long Range a operar uma rota transatlântica, justamente entre o Porto e Newark.
“A inauguração destas novas rotas para os Estados Unidos tornam cada vez mais evidente a concretização e solidificação dos ambiciosos planos de modernização, crescimento, diversificação e expansão que temos para a TAP. Uma TAP muito mais forte é uma realidade que já é incontornável”, considerou Antonolado Neves, presidente executivo da companhia aérea portuguesa.
Este sólido crescimento da TAP é alicerçado num forte aumento e modernização da frota da companhia, a única no mundo a voar atualmente toda a família de aviões da mais moderna geração da Airbus, os ‘Neo’.
A TAP tem uma encomenda de 71 novos aviões: 21 A330neo, 19 A320neo, 17 A321neo e 14 A321neo LR. A frota da TAP já cresceu 21 por cento desde 2015, mais do que qualquer outra companhia aérea europeia, de acordo com dados da ‘Flight Global’.
Segundo a ‘Routes’, a TAP é a companhia europeia que mais rapidamente cresce nos Estados Unidos nos últimos quatro anos, com um aumento médio por ano de 39 por cento de passageiros transportados, que comparam com um aumento médio de 19 por cento das principais concorrentes europeias.
No acumulado de 2015 a 2018, a TAP aumentou 176,5 por cento o número total de passageiros transportados entre Portugal e a América do Norte.
Os voos para Chicago O’Hare partem de Lisboa às 13h05 e chegam a Chicago às 16h05 locais. No sentido inverso, as partidas do aeroporto O’Hare verificam-se às 18h05 e a chegada ao Aeroporto Humberto Delgado, na capital portuguesa, é às 07h50 do dia seguinte. O voo inaugural foi feito pelo A330-900neo matrícula CS-TUB.
- A imagem de abertura mostra o avião da TAP a chegar à posição de estacionamento no Aeroporto de Chicago. É da autoria do português Luís Dias, comandante de linha aérea, com larga experiência em wide-bodies em companhias asiáticas e que, presentemente, é comandante de aviões Boeing 777 na companhia árabe Qatar Airways. Estava neste sábado no Aeroporto de Chicago O’Hare, quando chegou o primeiro voo da TAP e estacionou na posição ao lado do seu avião. O ‘Newsavia’ agradece a cedência da imagem.
Atenção Miami não pertence a (Massachussets).
Já está corrigido. Obrigado.