Voos comerciais entre a Alemanha e a Rússia regularizados

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os voos comerciais entre a Alemanha e a Rússia foram retomados na tarde desta quarta-feira, dia 2 de junho, após algumas horas de suspensão, na sequência de um conflito em torno da Bielorrússia, disse à agência noticiosa France Presse (AFP) fonte da companhia alemã Lufthansa.

“As autoridades russas autorizaram a Lufthansa a realizar voos de passageiros para a Rússia em junho. Isso significa que os voos da Lufthansa para Moscovo e São Petersburgo podem ser operados como planeado”, disse uma porta-voz da companhia aérea alemã.

Por seu lado, as empresas russas Aeroflot e S7 também anunciaram a retoma dos voos para a Alemanha, segundo as agências russas TASS e Ria Novosti.

O Governo alemão tinha anunciado nesta quarta-feira, de manhã, que estavam suspensas as chegadas ao seu território dos voos de companhias aéreas russas, como retaliação à ausência de resposta de autorização de Moscovo para as ligações feitas pela Lufthansa para a Rússia.

Tendo como pano de fundo a crise em torno da Bielorrússia, o Ministério dos Transportes alemão indicou, num comunicado, que a autoridade da aviação russa “não autorizou a tempo” dois voos previstos para esta quarta-feira de manhã com destino à Rússia, que tiveram de ser anulados.

“Devido à prática da reciprocidade, [a Alemanha] não concedeu autorizações” para os voos de companhias aéreas russas, o que levou ao cancelamento das rotas operadas pela Aeroflot e pela S7.

“Assim que forem concedidas as autorizações para os voos da Lufthansa, também serão autorizados os voos de companhias russas”, acrescentou o ministério.

Nem o ministério nem a transportadora avançaram pormenores sobre os motivos do bloqueio no que diz respeito à emissão da autorização por parte de Moscovo.

Na semana passada, dois voos da Air France e um da austríaca Austrian Airlines, subsidiária da Lufthansa, foram cancelados por falta de autorização da Rússia para um reencaminhamento, para evitar o espaço aéreo bielorrusso.

As principais companhias aéreas europeias passaram a contornar o espaço aéreo da Bielorrússia desde que um avião da Ryanair, que fazia a ligação entre Atenas e Vílnius, foi intercetado e forçado a aterrar em Minsk, onde um opositor ao regime do Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, foi forçado a desembarcar e, depois, preso.

Os cancelamentos de voos da Air France foram devidos exclusivamente a “problemas técnicos”, garantiu um porta-voz do Kremlin.

“[Os voos entre a Europa e a Rússia] têm autorização para utilizar pistas definidas. Se uma empresa pretende alterar estas rotas, tem de haver um acordo prévio entre a empresa em causa e a Rússia”, explicou o órgão europeu de monitorização do tráfego aéreo Eurocontrol.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...