A Administração Federal dos Estados Unidos vai autorizar as companhias aéreas chinesas a fazerem mais voos para os EUA para equiparar o número de voos que a China autoriza às transportadoras norte-americanas.
O Departamento dos Transportes avançou que iria autorizar as transportadoras aéreas chinesas a aumentar de oito para 12 as ligações semanais com os EUA.
Esta é uma fração menor dos voos que estavam autorizados entre os dois países antes da pandemia.
O Departamento dos Transportes informou na sexta-feira, dia 5 de maio, que estava a agir em resposta ao anúncio chinês, feito no final de dezembro, de que iria reduzir algumas restrições aos voos internacionais de passageiros.
A decisão chinesa tinha autorizado a American Airlines a fazer mais dois voos semanais em março, entre o aeroporto internacional Fort Worth, em Dallas, e Xangai, o que elevou o total de viagens semanais das transportadoras norte-americanas para a China para 12.
A China anunciou em março que, depois de três anos, está a reabrir as suas fronteiras para reavivar o turismo e estimular a economia.
As transportadoras norte-americanas American, United Airlines e Delta Air Lines são as que têm voos regulares de passageiros para a República Popular da China.