A Boeing completou o primeiro 737 Max 8 ao ligar os sistemas do novo avião de corredor único remotorizado e actualizado na montagem final de Renton, no Estado de Washington. O marco do “power-on” activou um cockpit modernizado que apresenta quatro displays multi-funções fornecidos pela Rockwell Collins. O sistema eléctrico do 737 Max foi adaptado para suportar sistemas de cockpit melhorados, assim como spoilers controlados electronicamente. A Boeing planeia fazer o rol-out do primeiro 737 Max 8 com motores CFM International Leap-1B na montagem final de Renton no final do ano, com o primeiro voo calendarizado para o início do próximo ano.
Uma fotografia do primeiro avião na linha revela que muito progresso foi feito desde que a fuselagem do primeiro 737 Max chegou a Renton, em Agosto. O avião está instalado na primeira posição de nova terceira linha de montagem final dedicada ao aparelho de testes de voo 737 Max.
A linha será reconfigurada depois dos aviões de testes estarem completos para dar apoio ao aumento de produção do 737, dos actuais 42 aparelhos para 47, em 2017 e 52, em 2018.
O primeiro 737 Max 8 é mostrado na fotografia cedida pela Boeing com as asas ligadas à fuselagem. Uma cauda é visível na fotografia, mas não está instalada.
Nem os motores e a empenagem – incluindo estabilizadores verticais e horizontais – estão visíveis na imagem. Também não é claro na fotografia se o trem de aterragem está ou não montado.