2017 foi o ano mais seguro de sempre da aviação comercial

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

Com um total de 10 acidentes envolvendo aviões de transporte de passageiros civis, que fizeram 44 mortos, 2017 “é o ano mais seguro de todos os tempos tanto pelo número de acidentes como em termos de vítimas”, indicou a Aviation Safety Network (ASN), um ‘site’ especializado em estatísticas de incidentes e acidentes aéreos.

O ano de 2017 foi o mais seguro para o transporte aéreo mundial desde 1946 e desde a criação de estatísticas sobre acidentes de avião, indicaram hoje duas agências especializadas.

Em 2016 o número de acidentes graves com aviões comerciais foi de 16 com um total de 303 vítimas mortais, segundo números também divulgados pelo ASN. O último acidente grave com um avião comercial já tem mais de 400 dias e registou-se no dia 28 de novembro de 2016 com um Avro RJ85 da companhia colombiana LaMia que transportava a equipa de futebol brasileira do Chapecoense e que resultou em 71 mortos. O avião despenhou-se perto do aeroporto de Medellín, na Colômbia, por falta de combustível.

Na contabilidade estatística da ASN não estão incluídos aviões militares ou da denominada aviação geral. Dizem respeito apenas a aparelhos comerciais civis de transporte de passageiros e fretados para transporte de 14 passageiros ou mais.

Um acidente ocorrido em junho passado com um avião de transporte militar birmanês que fez 122 mortos não foi incluído nestas estatísticas.

O acidente com um avião de transporte civil que provocou mais mortes ocorreu precisamente no último dia do ano, na Costa Rica, com 12 vítimas mortais (LINK notícia relacionada).

Segundo números provisórios, houve 36,8 milhões de voos comerciais em 2017.

Se fossem incluídos nestes dados os acidentes com aparelhos militares e voos não comerciais, o número de vítimas subiria para 230, com um total de 24 acidentes, indicou a mesma fonte, sublinhando que continuaria a ser o ano mais seguro.

A ‘Aviation Safety Network’ faz parte da ‘Flight Safety Foundation’, uma associação com fins não lucrativos que desde 1947 se dedica a melhorar a segurança do transporte aéreo.

A agência holandesa ‘To70’, especializada em aviação, também publicou um estudo concentrado em aparelhos com mais de 5,7 toneladas para transporte de passageiros.

“O ano que agora terminou foi excecional para a segurança na aviação civil”, sublinhou Adrian Young, investigador da ‘To70’, citado pela agência France Press (AFP).

O avião continua a ser o meio de transporte mais seguro e a probabilidade de morrer num acidente com um avião comercial é agora “de um em 16 milhões”, segundo Young, que apontou um aumento de três por cento no tráfego aéreo em 2017 em relação ao ano anterior.

O relatório da agência ‘To70’ indicou que, apesar das boas notícias, a taxa de acidentes extremamente baixa em 2017 deve ser considerada “uma sorte”.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...