Bem-vindo, !|Sair

Relatório final confirma que avião da Malaysia foi derrubado por um míssil russo – com vídeo


A queda do Boeing 777-200ER da Malaysia Airlines, em julho de 2014, no leste da Ucrânia, foi provocada por um míssil de fabrico russo ‘Buk’ que atingiu o aparelho do lado esquerdo do cockpit, concluiu a investigação do Departamento de Segurança Aérea da Holanda, revelado hoje em Amsterdão.

“O voo MH17 despenhou-se em resultado de uma detonação de uma ogiva no exterior do avião, contra o lado esquerdo da cabina de pilotagem”, afirmou em conferência de imprensa o presidente da entidade holandesa, Tjibbe Joustra.

“A ogiva corresponde ao tipo de mísseis instalados nos sistemas de mísseis terra-ar Buk”, do tipo 9N314M, de fabrico russo, acrescentou.

Os investigadores não conseguiram determinar o local exato do lançamento do míssil, tendo identificado apenas uma área de 320 quilómetros quadrados no leste da Ucrânia, controlada pelos separatistas pró-russos.

A investigação à queda do voo da Malaysia Airlines, ocorrida a 17 de julho de 2014 e na qual morreram todas as 298 pessoas que seguiam a bordo, concluiu por outro lado que, após a explosão, “a parte da frente do avião foi arrancada e o avião partiu-se no ar”.

“Não pode excluir-se que alguns ocupantes tenham permanecido conscientes por algum tempo durante o minuto a minuto e meio que durou a queda”, embora seja “improvável” que se tenham apercebido do que estava a acontecer, concluíram.

A explosão do míssil teve diferentes consequências para os ocupantes do avião, dependendo de quão perto se encontravam do local de impacto, sendo certo que ela apenas foi imediatamente fatal para as pessoas que estavam no ‘cockpit’.

Os investigadores também analisaram as razões pelas quais o avião sobrevoava uma zona de conflito, concluindo que “havia razões suficientes” para as autoridades ucranianas encerrarem o espaço aéreo sobre a zona de conflito como medida “de precaução”.

 

Vídeo de demonstração das conclusões contidas no relatório final sobre a queda do voo MH17, revelado

nesta terça-feira, dia 13 de outubro:

 

http://www.bbc.com/news/world-europe-34516436

1 Comments

  1. quem foi o culpado?
    sabem bem quem estas por detras disto.
    quem forneceu os misseis a esta gente.
    matam gente inocente.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica