A Venezuela deteve nesta segunda-feira, dia 20 de junho, dois militares da Guarda Nacional Bolivariana, supostamente suspeitos de estarem envolvidos num escândalo de tráfico de cocaína, descoberto no fim-de-semana na Cidade do México.
O fato que levou à detenção dos dois guardas verificou-se no fim-de-semana quando as autoridades alfandegárias e de investigação policial mexicanas descobriram no Aeroporto da Cidade do México um carregamento de 600 quilogramas de cocaína que tinha sido desembarcado de bordo de um avião comercial da Aeroméxico que acabara de chegar proveniente de Caracas.
A ocorrência foi comunicada às autoridades venezuelanas, tendo a Fiscalia (entidade que corresponde ao Ministério Público) se comprometido a investigar e coordenar as diligências para apurar como a droga tinha sido embarcada no avião mexicano.
Segundo a imprensa mexicana poderão estar envolvidos neste tráfico alguns militares do Comando Antidrogas da Guarda Nacional Bolivariana. Desconhecem-se os destinatários da encomenda.