Olá a todos!
Nesta crónica de hoje vou falar de um avião que para mim, e para todos os amantes deste mundo da aviação é, e será, sem dúvida, conhecido como o ‘Queen of The Skies’: trata-se do Boeing 747.
Sempre tive o desejo de entrar neste avião e o meu sonho concretizou-se em 2004, a bordo da Lufthansa, no voo Frankfurt-Hong Kong. O 747-430 D-ABVS ‘Saarland’ foi onde fiz a minha estreia! A meio da noite, a fantástica tripulação mostrou-me a 1ª classe (que se situa no ‘upper deck’) e a classe executiva. Mostraram-me o sistema de entretenimento a bordo e a “Galley” da classe executiva. No fim, foi-me oferecida uma taça de champanhe para que não esquecesse esta primeira viagem.
A hospitalidade alemã não a esqueço mas, a minha primeira viagem neste avião foi algo de fantástico.Tirei as fotos que pretendia. Até na visita ao cockpit tive oportunidade de fazer uma foto!
Em 2012 tive, novamente, a oportunidade de voltar a entrar neste ‘pássaro’, desta vez na British Airways (BA) no voo Londres-Hong Kong.
A BA tem a maior frota de 747-400 do mundo mas, aos poucos, já começam a entrar em ‘phase-out’ trocados por modelos mais modernos como o Boeing 777 ou o Airbus A380. O elevado consumo de combustível e a sua manutenção são os principais ‘contras’ deste majestoso avião.
Há aviões que não se esquecem e, digam o que disserem, o Boeing 747 será sempre o avião mais bonito do mundo!
Foi um sonho que realizei e, por isso mesmo, deixo algumas fotos tiradas por mim deste grande e único avião. Estas viagens no ‘Jumbo’ já ninguém me as tira!
Boa viagem a todos!
João Miguel Costa
Nota: Todos os textos publicados na secção blogger integram um espaço de participação dos leitores e seguidores, que convidamos para tal. São da responsabilidade do autor, sendo que não expressam necessariamente a opinião da NEWSAVIA.
João Palma Costa é licenciado em Turismo, ramo de Marketing, pela Universidade do Algarve/Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
Desde 2012 que é comissário de bordo na companhia irlandesa Ryanair. Está colocado na base de Madrid (Espanha).
João Palma Costa após a licenciatura passou por dois projectos hoteleiros de luxo no Algarve, onde assumiu lugares de responsabilidade. Antes, entre 2005 e 2006, a convite do Director dos Serviços de Turismo do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) estagiou nos Departamentos de Marketing, Mercados, Relações Públicas e Eventos/Projectos Especiais. No Oriente teve oportunidade de contactar directamente com os novos mercados de turismo emergentes: Brasil, Índia, China e África. Participou activamente nos projectos de elaboração de estudos para o “Grande Prémio de Macau”, “Festival Internacional de Fogo de Artifício” e em diversos certames de turismo Internacional, nomeadamente na ITB (Berlim) e no WTM/Londres.