A310-300 da SATA avariado em Toronto – 192 passageiros retidos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um Airbus A310-300 da SATA Internacional (matrícula CS-TKN) retornou na segunda-feira, 17 de agosto, ao Aeroporto Internacional de Toronto/Pearson, poucos minutos após a descolagem, devido a problemas técnicos não identificados.

O avião fazia o voo S4320/RZO320 entre a cidade de Toronto, na província do Ontário, Canadá, com destino a Lisboa, com escala na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores, transportando 192 passageiros. Descolou às 22h07 (atrasado 22 minutos em relação ao horário) e deveria ter aterrado nos Açores pelas 07h20 locais e depois em Lisboa pelas 11h20 locais desta terça-feira, dia 18 de agosto.

No horário da ANA no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, o voo estava esta manhã com a hora de chegada em aberto, sem indicação de cancelado ou atrasado (11h30 locais). Da parte da SATA não havia ainda qualquer comunicação oficial em Toronto.

Segundo a agência noticiosa portuguesa LUSA os passageiros que embarcaram nesse voo e que retornaram poucos minutos depois a Toronto, disseram que foram informados de que teria havido uma avaria técnica e que o avião regressaria ao aeroporto de partida. Alguns passageiros falaram de que sentiram um cheiro a queimado e a combustível.

Desconheciam-se os motivos que levaram a tripulação a não prosseguir viagem, mas fontes do Aeroporto de Toronto/Pearson indicam de que há um registo de que a aeronave divergiu devido a avaria técnica, o que foi confirmado pela companhia aérea no final da manhã desta terça-feira (ver desenvolvimento desta notícia).

Os passageiros aguardam informações sobre a reprogramação do voo de Toronto para São Miguel.

O avião avariado deveria fazer na manhã desta terça-feira a continuação do voo entre Ponta Delgada e Lisboa, que costuma misturar tráfego doméstico com o do voo internacional em trânsito do Canadá. O voo, que assumiu o número S43320, foi feito por um aparelho Airbus A330-300 (matrícula CS-TMT) da companhia portuguesa HiFly que está alugado à SATA Internacional, tendo embarcado apenas os passageiros com bilhete para esse percurso. O avião aterrou em Lisboa pelas 12h49 locais.

 

SATA informa que está a tentar levar passageiros para Portugal

Um novo despacho da Lusa, ao fim da manhã desta terça-feira, informa que a SATA Internacional disse que está a tentar arranjar soluções para fazer regressar aos Açores os passageiros do avião avariado.

Uma fonte da companhia disse que o avião não efetuou qualquer aterragem de emergência, como chegou a ser publicado na manhã desta terça-feira pela imprensa portuguesa nas suas edições online e por alguns canais televisivos. Contudo, em terra, apurou o ‘Newsavia’, foi montado um esquema de emergência, como é comum acontecer com qualquer aeronave que regresse a um aeroporto pouco depois da descolagem

“O avião teve uma avaria técnica e, por razões de segurança, regressou ao aeroporto. Não foi declarada nenhuma aterragem de emergência. Estamos neste momento a arranjar soluções para que a viagem de regresso se efetue”, explicou.

A mesma fonte da companhia esclareceu que os passageiros foram contactados pela empresa e alojados em hotéis.

“O que estamos a resolver é o voo para que as pessoas regressem aos Açores. Neste momento, não sabemos quanto tempo ainda vai demorar”, salientou, acrescentando que o avião foi entregue à manutenção, que está a fazer a avaliação necessária para que o aparelho volte ao ativo.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...