Um avião Airbus A319 da LATAM Airlines Equador transportou neste sábado, dia 30 de maio, 12 toneladas de produtos alimentares, entre eles frutas e vegetais, para a população do Arquipélago dos Galápagos, desde a cidade de Quito, capital do Equador, na América do Sul.
Foi um voo especial realizado por um avião de passageiros, com carga nos porões e na cabina, e que aproveitou a licença especial permitida pela IATA e pelas autoridades nacionais de aviação civil de diversos países, para voos exclusivamente cargueiros em aviões de passageiros, neste período da pandemia de covid-19, desde que existam razões urgentes para o reabastecimento, nomeadamente questões humanitárias, para fazê-lo.
As imagens foram divulgadas na conta de Twitter de Nicolás Larenas (@n_larenas), um equatoriano que tem um dos blogs sobre aviação mais bem informados e mais lidos na América Latina.
O arquipélago das Ilhas Galápagos está situado no Oceano Pacífico e é uma província do Equador, localizado a cerca de mil quilómetros da costa litoral equatoriana. É um dos destinos exóticos mais procurados do mundo por quem se dedica à observação da vida selvagem, e onde vivem espécies da fauna e da flora endémicas só encontradas naquelas ilhas. A entrada de visitantes é condicionada e o seu acesso tem regras muito rigorosas.