Bem-vindo, !|Sair

A320 da Air Canada prestes a pousar num taxiway com quatro aviões em fila…

aMês da Criança - Participe no sorteio e ganhe bilhetes


 

O alerta de um controlador de tráfego da Torre do Aeroporto de São Francisco, no Estado da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos da América, deve ter evitado um grave acidente de aviação na noite da passada sexta-feira, dia 7 de julho, próximo da meia-noite local.

O jornal ‘Mercury News’, que se publica na cidade de San Jose, revelou que os pilotos de um avião Airbus A320 da Air Canada, que fazia o voo AC759, proveniente de Toronto, e que estava a fazer a aproximação a um taxiway do aeroporto, onde estavam em espera para levantar voo quatro aviões carregados de passageiros e de combustível, foram alertados a tempo, já na fase final do voo.

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos já distribuiu uma nota em que confirma o eventual engano do piloto, e anunciou que tinha sido aberto um inquérito para apurar com rigor as circunstâncias que proporcionaram uma situação de tão grande risco no Aeroporto de São Francisco.

A Air Canada também confirmou o incidente, disse que o avião retomou uma aproximação e descida corretas, que a aterragem tinha sido concluída com sucesso e que todos os ocupantes do aparelho desembarcaram bem. Aponta que, por seu lado, decidiu igualmente abrir um inquérito para apurar as causas do evento, muito pouco frequente na aviação comercial.

O jornal californiano destaca que a rapidez com que o controlador aéreo alertou a tripulação do Air Canada e também de alguns comandantes dos aviões que estavam em espera para descolar, evitaram o pior, tendo os pilotos canadianos borregado (arremetido) imediatamente a manobra e feito uma nova aproximação e pouso na pista 28R como lhes tinha sido indicado anteriormente. Outra versão, não confirmada, refere que foi um dos pilotos dos aviões que aguardavam ordem para descolar que alertou a torre para o perigo eminente.

“Se não tivessem ocorrido essas advertências estaríamos a lamentar, certamente, umas das maiores catástrofes aéreas da história”, disse ao ‘Mercury News’ Ross Aimer, comandante aposentado da United Airlines, presentemente consultor de segurança de companhias aéreas.


“Como

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica