Um avião Airbus A320, com a matrícula grega SX-ORG, ao serviço da companhia de voos fretados ‘Smart Wings’ saiu de pista na manhã desta terça-feira, dia 18 de julho, no Aeroporto de Bourgas, na Bulgária. Todos os ocupantes, nomeadamente os 178 passageiros, saíram ilesos e pelos seus próprios meios.
Segundo relatos da imprensa e da televisão búlgaras, o avião terá pousado no meio de uma chuva forte e saído no final da pista para um terreno plano e sem obstáculos na margem de segurança. Os tripulantes solicitaram ao terminal escadas de desembarque motorizadas, que chegaram até junto do aparelho e através das quais todos os ocupantes do avião abandonaram a aeronave.
A ‘Smart Wings’ é uma subsidiária da ‘Travel Service’, companhia que é atualmente a maior com sede e registo na República Checa, que se dedica ao transporte não-regular, nomeadamente de turistas para diversos aeroportos europeus e do norte de África. O incidente deu-se com um avião que foi alugado a uma empresa grega, a ‘Orange2fly Airlines’, em maio passado, para colmatar a grande procura por viagens na temporada de verão.
Fontes aeroportuárias disseram que o avião foi rebocado para o asfalto, tendo sido inspecionado por equipas de manutenção e voado depois, sem passageiros, para o aeroporto de Varna, também na Bulgária, onde está a ser submetido a uma verificação mais rigorosa.