A320 da TAP escoltado por caça francês em voo para Copenhaga

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um Airbus A320 da TAP, matrícula CS-TMW, que na sexta-feira, dia 15 de julho, fazia o voo TP752, entre Lisboa e Copenhaga, na Dinamarca, foi escoltado no espaço aéreo francês por um caça da Força Aérea deste país.

O incidente ter-se-á verificado quando a aeronave de bandeira portuguesa entrou na Zona de Controlo de Voo de Brest, sobrevoando espaço aéreo francês. Como a tripulação não respondeu ao pedido de posição dos controladores franceses, foi enviado um caça bombardeiro da Força Aérea Francesa que só ao fim de alguns minutos de voo a par com o A320 da companhia é que teve resposta dos pilotos portugueses, que confirmaram a rota e que tudo estava a funcionar bem a bordo do Airbus português, incluindo as comunicações.

O som som da conversa entre os pilotos francês e portugueses e os controladores aéreos pode ser ouvido através de uma gravação que foi colocada neste sábado, dia 16 de julho, no canal ‘YouTube’ por ‘Pilot News’. Trata-se de uma entidade que não conhecemos e sobre a qual não temos quaisquer referências.

O ‘Newsavia’ confirmou junto da TAP a ocorrência que, segundo o porta-voz da companhia, ficou a dever-se a um atraso na transmissão por rádio. Dada a situação de emergência que se vive em França e com aviões militares em prontidão operacional, um caça apresentou-se imediatamente na asa do avião português, como medida de prevenção.

O A320 CS-TMW, que foi o primeiro da companhia portuguesa a ser modificado com ‘Sharklets’ nas asas, pousou sem problemas no Aeroporto de Copenhaga dentro do horário previsto, onde pernoitou. Na manhã deste sábado, dia 16 de julho, fez o voo de regresso a Lisboa, continuando a programação de voos de forma normal.

 

  • Imagem de arquivo do A320 CS-TMW batizado ‘Luísa Todi’. Foto ©Sérgio Godinho

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...