A320 da TAP escoltado por caça francês em voo para Copenhaga

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um Airbus A320 da TAP, matrícula CS-TMW, que na sexta-feira, dia 15 de julho, fazia o voo TP752, entre Lisboa e Copenhaga, na Dinamarca, foi escoltado no espaço aéreo francês por um caça da Força Aérea deste país.

O incidente ter-se-á verificado quando a aeronave de bandeira portuguesa entrou na Zona de Controlo de Voo de Brest, sobrevoando espaço aéreo francês. Como a tripulação não respondeu ao pedido de posição dos controladores franceses, foi enviado um caça bombardeiro da Força Aérea Francesa que só ao fim de alguns minutos de voo a par com o A320 da companhia é que teve resposta dos pilotos portugueses, que confirmaram a rota e que tudo estava a funcionar bem a bordo do Airbus português, incluindo as comunicações.

O som som da conversa entre os pilotos francês e portugueses e os controladores aéreos pode ser ouvido através de uma gravação que foi colocada neste sábado, dia 16 de julho, no canal ‘YouTube’ por ‘Pilot News’. Trata-se de uma entidade que não conhecemos e sobre a qual não temos quaisquer referências.

O ‘Newsavia’ confirmou junto da TAP a ocorrência que, segundo o porta-voz da companhia, ficou a dever-se a um atraso na transmissão por rádio. Dada a situação de emergência que se vive em França e com aviões militares em prontidão operacional, um caça apresentou-se imediatamente na asa do avião português, como medida de prevenção.

O A320 CS-TMW, que foi o primeiro da companhia portuguesa a ser modificado com ‘Sharklets’ nas asas, pousou sem problemas no Aeroporto de Copenhaga dentro do horário previsto, onde pernoitou. Na manhã deste sábado, dia 16 de julho, fez o voo de regresso a Lisboa, continuando a programação de voos de forma normal.

 

  • Imagem de arquivo do A320 CS-TMW batizado ‘Luísa Todi’. Foto ©Sérgio Godinho

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...