A321 da LATAM Brasil sai de pista em Florianópolis (Santa Catarina) – 179 ocupantes ilesos

O Aeroporto Internacional de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, reabriu na manhã desta quinta-feira, dia 13 de julho, menos de 24 horas depois de um incidente com um avião de passageiros da LATAM Airlines, que ficou atolado na berma da pista.

O incidente verificou-se na quarta-feira, dia 12 de julho, pelas 09h20 locais, com uma aeronave Airbus A321, matrícula PT-MXM, que fazia o voo LA3300 de São Paulo/Guarulhos para Florianópolis. Estava a chover bastante e o avião, após a aterragem e quando já estava no final da pista, lateralizou para a esquerda e entrou num terreno lamacento, ficando com o trem dianteiro atolado na lama e com o motor do lado direito no chão, devido ao afundamento no asfalto das rodas do lado direito do trem central. Desconhecem-se as causas do incidente, que serão apuradas através de inquérito oficial. Fontes aeroportuárias admitem que poderá ter havido descontrolo direcional devido à água que se encontrava sobre a pista.

A bordo seguiam 172 passageiros e sete tripulantes, que nada sofreram. Os serviços de apoio em terra levaram até ao avião uma escada através da qual todos os ocupantes do aparelho foram desembarcados calmamente com o apoio da tripulação de cabina e dos bombeiros que, entretanto, acorreram ao local do incidente. Equipas médicas estiveram presentes, mas não chegaram a intervir.

Para o Aeroporto de Florianópolis a LATAM Brasil deslocou o seu ‘Recovery Team’, uma equipa especializada no resgate de aeronaves, que trabalhou todo o dia de quarta-feira e de noite, tendo conseguido libertar o avião pelas 07h39 locais desta quinta-feira, dia 13, segundo comunicação da Zurich Airport Brasil, empresa concessionária do aeroporto. O avião foi levantado com o auxílio de almofadas pneumáticas, substituídos os pneus destroçados pelo impacto, e depois rebocado para uma zona menos movimentada do aeroporto, onde será inspecionado por elementos da comissão de inquérito e depois ficará aos cuidados do serviço de Manutenção e Engenharia da LATAM Brasil.

Prevendo uma operação demorada, fontes aeroportuárias alertaram que o impedimento na pista poderia demorar até ao próximo sábado, dia 15. Felizmente, tudo correu bem, para o que, naturalmente, contou o profissionalismo da equipa de resgate da companhia aérea, que chegou de São Paulo e a melhoria das condições meteorológicas.

O encerramento do aeroporto provocou o cancelamento de 92 operações, segundo a rede de notícias ‘Globo’. O Aeroporto Internacional de Florianópolis está novamente operacional, desde as 09h00 locais desta quinta-feira, após a recuperação do asfalto da pista e a limpeza da zona onde se deu o despiste da aeronave da LATAM. O primeiro voo a seguir foi da GOL com destino a São Paulo/Congonhas.

 

  • Fotos © Twitter/AeroEntusiasta
  • Notícia atualizada às 15h00 UTC desta quinta-feira, dia 13 de julho de 2023.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica