Sempre que existem condições meteorológicas adversas sobretudo em grandes aeroportos, os spotters locais, sempre atentos brindam-nos com as suas imagens de aterragens mais dinâmicas de retirar a respiração, imagens que tanto gostamos de ver, onde Homem e máquina tentam contornar as forças da natureza.
Embora espectaculares essas aterragens são sempre feitas dentro do envelope de segurança, tal como esta que agora está se tornando viral .
Mas este vídeo que nos chegou através de um leitor, é especial! Foi filmado dentro do avião, tendo o passageiro mesmo perante uma “trancada” ou pouso mais forte, ter conseguido manter-se a filmar, enquanto o piloto procedia a uma arremetida ou go-around, situação prevista e recomendada numa bounced-landing, provavelmente causada depois de um wind-share no momento do pouso.
Resta-nos apreciar, em alto e bom som, esta aproximação dinâmica, devido aos ventos cruzados e fortes (rajadas de 40kts) à 27L do Aeroporto de Heathrow, seguido de um toque e de uma decisão critica bem tomada pela tripulação. Ao mesmo tempo podemos sentir a potência e graciosidade que o A321, sobre o comando da sua tripulação usou para sair daquela situação.
O voo da Swiss Airlines, aterrou momentos depois em total segurança.
Filmado e postado no Youtube por Train_PlaneHub
Aterragem – Não Pouso
Windshear – Não Wind Share