A321LR da TAP fez voo de mais de 10 horas sobre África – Feito inédito saudado pela Airbus

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Airbus A321LR da TAP Air Portugal operou no início desta semana o voo de maior duração feito por uma aeronave deste modelo, percorrendo em 10h07m o percurso entre o Aeroporto Internacional de Maputo, em Moçambique, e o Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na cidade da Praia, na República de Cabo Verde.

 

O Airbus A321LR, matrícula CS-TXA, recebido pela TAP em abril de 2019, realizou no passado dia 27 de março, um voo fretado entre as cidades da Praia e de Maputo, com escala em Luanda (Angola), no qual transportou para a capital moçambicana a seleção nacional de futebol de Cabo Verde, que ali disputou um dos jogos do Grupo F de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2021, adiada para 2022, e que decorrerá nos Camarões. O jogo realizado na terça-feira, dia 30 de março, foi ganho pelos cabo-verdianos que, assim se qualificaram para a fase final da competição, afastando a equipa de Moçambique.

No voo de posicionamento para Portugal, o avião da TAP descolou de Maputo na segunda-feira, dia 29 de março, às 08h59 locais, tendo aterrado na Praia às 19h06 locais. A distância de 4.500 milhas (7.200 quilómetros) foi assim percorrida em 10 horas e sete minutos.

No plano de voo de regresso estava prevista uma escala técnica em Luanda, que aconteceria cerca de quatro horas após a saída da capital moçambicana, tal como acontecera na ida, mas o comandante da aeronave, tendo em conta a boa previsão atmosférica, optou pelo voo direto, que decorreu de maneira tranquila. Sobrevoou o espaço aéreo de Moçambique, Zimbabué, Botsuana, Namíbia, Angola e Cabo Verde.

Desta forma a TAP adicionou mais um feito inédito à sua história.

A fábrica europeia Airbus já reagiu, numa nota oficial, aludindo a este histórico momento para a aviação comercial lusitana: “Damos os parabéns à nossa cliente portuguesa [TAP] por expandir a operação desta aeronave ao seu potencial máximo”, destacou a fabricante.

Jerónimo Graça (foto acima), o comandante do voo, manifestou-se claramente satisfeito à chegada a Lisboa, e classificou o momento como “uma mostra da capacidade de projeção e de operação da TAP. Era um grande desafio, no qual ficou comprovada a excelente capacidade de operação deste avião, que tem um comportamento excelente e uma performance inigualável. A tripulação estava muito entusiasmada e empenhada para bater este recorde”, assegura Jerónimo Graça, naquele que foi o seu último voo ao serviço da companhia aérea de bandeira portuguesa.

Uma vitória histórica a encerrar uma carreira “de 21 anos excelentes e de boas recordações. Aproveito para desejar as maiores felicidades à TAP e a todos os seus colaboradores, e que venham mais 76 anos de boa saúde para a nossa companhia”, disse o comandante Jerónimo Graça em declarações à rede informativa interna da TAP.

A TAP recebeu o seu primeiro avião Airbus A321LR em abril de 2019 (foto acima). Presentemente com a chegada de mais um aparelho, no passado dia 26 de março, a companhia portuguesa tem ao seu serviço sete unidades. Segundo a encomenda inicial seriam 14 aviões, número que será agora acertado no Plano de Reestruturação da empresa. Este modelo de aeronave de corredor único, com três classe de serviço, oferecendo em todas elas as comodidades disponibilizados nos wide bodies A330-900neo, nomeadamente o sistema de entretenimento e conectividade a bordo de última geração. Tem capacidade para operar rotas transatlânticas, característica que a TAP está a explorar, tirando partido da localização geográfica privilegiada de Portugal, em rotas para a América do Norte e para o Brasil. Paralelamente, oferece o conforto premium de um avião de longo curso aos seus clientes.

Recorde-se que a TAP foi também a primeira companhia aérea do mundo a realizar um voo comercial entre a Europa e os Estados Unidos da América num A321 Long Range, que ligou a cidade do Porto, no norte de Portugal, a Nova Iorque no dia 1 de junho de 2019.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...