Um avião de matrícula portuguesa (Airbus A330-300, CS-TRH) que integra a frota da companhia ibérica de voos não regulares Iberojet – que trabalha com dois certificados de operador aéreo: um de Espanha e outro de Portugal – foi pintado com as cores dos ‘Correos’ de Espanha, entidade para a qual irá fazer, nos próximos tempos, voos intercontinentais para transporte de encomendas expresso e de pequenos volumes.
O avião em questão, tem cerca de 15 anos de serviço, e iniciou na passada sexta-feira, dia 5 de agosto, os voos de transporte de carga para os ‘Correos’, no percurso entre Madrid e Hong Kong, região autónoma especial no sul da China, com escala na ida e no regresso no Dubai, Emirados Árabes Unidos.
O avião pode embarcar até 50 toneladas de encomendas, tipo carga expresso, e reforça a rota implementada pelos ‘Correos’ desde o início deste ano, com outro avião da Iberojet, um Airbus A330-300, matrícula EC-LXA. Segundo notícias provenientes de Espanha, toda a frota dedicada aos voos internacionais dos ‘Correos’ serão operados com a Iberojet, se bem que os aviões se apresentem com a pintura amarela, característica e identificativa da entidade postal de Espanha.
Em maio passado, os ‘Correos’ anunciaram que é grande a procura por transporte de encomendas postais de e para Espanha, nomeadamente no segmento da informática e dos aparelhos e componentes eletrónicos e digitais, pelo está à procura de mais três aviões de longo curso para integrar a frota dedicada da empresa até final de 2024. Embora não tenha ficado explícito, admite-se que continuarão a ser operados pela Iberojet. As rotas mais importantes são para a China e para países da América Latina.
Os aviões ficarão ainda livres para fretamentos com passageiros, aparte da programação de transporte de carga, que a Iberojet poderá comercializar ao serviço de operadores turísticos espanhóis e portugueses.
Os dois primeiros aviões dos ‘Correos’ operados pela Iberojet foram adaptados e pintados no Dubai.
- A imagem mostra o avião de matrícula portuguesa dos ‘Correos’ de Espanha operado pela Iberojet no Aeroporto de Hong Kong neste fim-de-semana. Foto © Henry Chow/Planespotters.net