A TAP Air Portugal batizou, esta quarta-feira, dia 31 de julho, um dos seus novos Airbus A330-900neo com o nome “D. Maria I”, em homenagem à que é considerada a primeira rainha reinante em Portugal.
Maria I, filha primogénita de D. José I, recebeu o título de Princesa do Brasil quando o pai, foi aclamado rei, em 1750. O avião que a homenageia, com o registo CS-TUA, integra a frota do longo curso da companhia de bandeira portuguesa, voando assim também para o destino que lhe conferiu o título de princesa – o Brasil – até à sua aclamação como rainha, em 1777.
O reinado de D. Maria I ficou marcado pela aposta na cultura e na ciência com o envio de missões científicas para o Brasil e para África, em países como Angola, Cabo Verde e Moçambique. Distinguiu-se ainda pela aposta na educação através da criação e dinamização de instituições como a Academia Real das Ciências, a Academia de Marinha, a Biblioteca Publica, a Casa Pia, entre outras.
A primeira vez que o avião ‘D. Maria I’ atravessará o Atlântico será já esta quarta-feira, realizando o voo TP259, com destino a Toronto, no Canadá.
O novo avião batizado de ‘D. Maria I’ junta-se assim a outras personalidades da História de Portugal já homenageadas pela TAP na sua frota do longo curso, tais como D. João de Castro, D. Francisco de Almeida, D. Maria II, João Vaz Côrte-Real, João XXI, entre muitos outros.