O comandante de um avião Airbus A380 da China Southern Airlines solicitou medidas especiais de emergência e posicionamento de meios de socorro no Aeroporto Internacional de Pequim, para pousar na manhã deste domingo, dia 26 de maio, depois de ter sido surpreendido por uma violenta tempestade, com chuva torrencial e granizo, quando estava a descer para a capital chinesa, no final de uma viagem que teve início no Aeroporto de Guangzhou, a cerca de 02h30 de voo.
A aeronave, registo B-6140, fazia o voo CZ3101, quando logo nos primeiros impactos com pedras de granizo os vidros exteriores de dois pára-brisas frontais estilhaçaram, limitando a visibilidade dos pilotos.
O avião aterrou sem problemas, disseram fontes aeroportuárias, que esclareceram que não se registaram quaisquer incidentes pessoais entre os passageiros e tripulantes da aeronave, tendo o desembarque sido feito com normalidade.
Exteriormente o A380 da companhia chinesa apresenta algumas avarias, nomeadamente na fuselagem no cone de nariz, zona sensível do avião, dentro da qual estão montadas as antenas de radar.
A China Southern Airlines tem cinco aviões Airbus A380 na sua frota, recebidos entre 2011 e 2013, que voam com muita frequência entre cidades chinesas, em voos de duas a quatro horas de duração, rotas com grande densidade de tráfego, e para Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos da América.