A380 no aeroporto de Guarulhos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Agência Nacional Brasileira de Aviação Civil (ANAC) aprovou a operação do Airbus A380 no Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos (GRU). Apesar de Guarulhos já ter recebido visitas do A380 em 2007 e 2012, as operações ocorreram em aeronaves de demonstração e foram efectuadas com restrições, requerendo uma preparação especial a cada visita que seria impossível replicar em operações regulares.

Desta vez o voo será operado uma única vez pela Emirates, para efeitos de homologação, e chegará a São Paulo no dia 14 de Novembro às 19h30, com descolagem prevista para a 1h25 do dia seguinte. A operação da aeronave de categoria F – onde se inclui também o Boeing 747-8 – será efectuada sem restrições. No caso do 747-8, embora seja uma aeronave de categoria F, também pode operar sob a categoria E, estando os aeroportos obrigados apenas a modificações simples no sistema de pistas. É por isso que a Lufthansa já opera em Guarulhos desde 2014. Já o A380 de 80 metros de envergadura precisa de pistas mais largas.

A GRU Airport que assumiu a concessão da infraestrutura a 16 de Fevereiro de 2013 já implementou uma série de melhorias que incluem obras de alargamento da pista norte (9L/27R). Assim, com a devida autorização, companhias aéreas europeias e asiáticas que operem o gigante da Airbus poderão solicitar operações regulares com estas aeronaves. Actualmente, no Brasil, só o GRU Airport e o RIO Galeão (Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro) possuem certificação para operar, sem restrições, aeronaves deste porte.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

 ‘Portugal Stopover’ da TAP distinguido pelos leitores da ‘Global Traveller’ pela sexta vez

O programa Stopover da TAP Air Portugal foi distinguido...

EasyJet melhora resultados no primeiro semestre fiscal (2023-2024) mas ainda com prejuízo

A companhia aérea europeia de baixo custo EasyJet registou...

Major-general piloto-aviador da FAP na reserva lidera departamento de Segurança da Sevenair Academy

Mário Barreto foi nomeado para liderar o Departamento de...

Governo dos Açores garante “pleno funcionamento” da administração da SATA Holding

O Conselho de Administração da SATA Holding "está em...