Futuro incerto para o lançamento do Falcon 5X

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


No dia do roll-out do Falcon 5X, em Junho, a Dassault disse que o primeiro voo estava previsto para Setembro, mas problemas de motor adiaram esse calendário e o avião ainda não voou. No imediato, o problema com os turbofans Snecma Silvercrest relacionam-se com deformações ligeiras da cobertura dos motores detectadas nos testes a elevada temperatura. Num encontro na Associação Francesa de Jornalistas Aeroespaciais (AJPAE), o CEO da Dassault Aviation, Eric Trappier, disse estar “ainda à espera de um novo calendário da Snecma” relativo aos atrasos com os motores do Falcon 5X. “A Snecma está a deparar-se com algumas dificuldades com o motor Silvercrest, o que atrasará a certificação do 5X, mesmo que a configuração não mude”, disse aos jornalistas.

Questionado sobre possíveis penalizações, Trappier disse que “existe um contrato e esse contrato será aplicado”. O atraso nos motores também levou a Dassault a reduzir a produção do 5X. O programa de testes do Silvercrest enfrenta dois obstáculos diferentes: o primeiro, que ocorreu no início do ano passado, centrou-se nas dificuldades de adaptação do motor ao berço de testes do Gulfstream II. “Esse problema está hoje resolvido”, disse um porta-voz da Snecma; o segundo problema foi agora tornado público e envolve uma ligeira deformação da cobertura nos testes de alta temperatura. Esta deformação pode causar quebras na performance garantida à Dassault. Os planos da Snecma para introduzir modificações e resolver a deformação prolongam o atraso.

“Este problema não tem consequências para a integridade do motor ou a nossa capacidade para certificar o Silvercrest”, disse a Snecma num comunicado. “Nos últimos seis meses, concluímos uma campanha de testes de voo e em terra, com mais de 3200 horas, incluindo 310 horas de voo, e o motor demonstrou uma boa performance.” A Snecma insiste que ainda espera ter a certificação do motor em meados de 2016.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...