A Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC) acolhe nos dias 16 e 17 de fevereiro um workshop sob o lema ‘Implementação e Uso do Sistema de Aumento Baseado em Satélite (SBAS) em Africa’, que decorre na Cidade da Praia, na ilha de Santiago.
O evento que tem como tema central ‘Construir Serviços de Aumento Baseado em Satélite na Africa Ocidental e Central (WACA) – Criar Sinergias para o Uso do SBAS e Benefícios para a Região’ pretende lançar um olhar prospetivo e analítico sobre o processo nos países das regiões da Africa Ocidental e Central que fazem parte da Região (WACAF) da Organização Internacional da Aviação Civil.
O SBAS é um sistema integrado e que obedece as especificações da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) no que diz respeito à navegação com base no desempenho (PBN). Por outras palavras as manobras de aproximação a pistas de aterragem que não possuem ajudas de navegação em terra, podem ser feitas integralmente com recurso ao SBAS. A versatilidade do sistema está ancorada na disponibilidade, fiabilidade e precisão dos satélites em órbita, e usa poucas estações em terra para aumentar o sinal do satélite, permitindo um nível de precisão ainda maior.
O sistema, cujo potencial poderá ser visto em ação já a partir de 2025, poderá transformar a navegação aérea nas regiões oeste e centro de Africa.
Cerca de trinta participantes participam no evento que acontece na Sala de Conferências do Hotel Praia Mar.