A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lançou hoje, dia 22 de Agosto, o ‘Panorama 2013’, publicação anual da entidade que consolida os principais indicadores operacionais e económicos de seus sócios-fundadores (AVIANCA, AZUL, GOL e TAM). Com visão aprofundada, o anuário reúne descritivos referentes à frota, equipas, estatísticas, além de análises comparativas com outros mercados sobre desempenho das actividades, qualidade dos serviços, competitividade e composição de custos das companhias.
“Criámos a ABEAR com a missão de estimular a ampliação do uso do avião como meio de transporte de pessoas e de cargas. Portanto, a elaboração de um relatório, como o Panorama 2013, faz parte do compromisso que assumimos com o país de prover informação qualificada e de maneira transparente sobre o sector aéreo à população”, explica Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR.
Um dos principais diferenciais da publicação é a comparação dos indicadores do mercado brasileiro com outros, considerados benchmarking na aviação civil, o que gera a real dimensão, tanto da qualidade dos serviços oferecidos no Brasil quanto da complexidade da operação.
De acordo com Maurício Emboaba, consultor técnico da ABEAR e responsável pelo ‘Panorama 2013’, a simples consolidação de dados não oferece uma leitura completa sobre o desempenho do sector. O executivo explica que é necessário entender os indicadores que mostram a eficiência de uma operação. “Desde a primeira edição do Panorama, no inicio do ano, procuramos trazer uma base de informações que proporcione análises comparativas mais profundas, principalmente àquelas que se referem à qualidade dos serviços oferecidos ao usuário. Com base nisso, podemos dizer que as empresas brasileiras têm alguns dos melhores indicadores no que se referem à idade de frota, pontualidade, produtividade entre outros”, completa.
Destinado a profissionais do sector, comunidade académica, imprensa, gestores públicos e também de sectores privados em geral, o ‘Panorama 2013’ terá também versão em inglês e já está disponível para download no site da ABEAR.